Fui...mas eu volto!! E mais rápido que você imagina.
domingo, 31 de outubro de 2010
A PRIMEIRA PRESIDENTE DO BRASIL!!
Fui...mas eu volto!! E mais rápido que você imagina.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
ELEIÇOES 2010… E LÁ VAMOS NÓS!
Haverá segundo turno para escolha de governadores nos estados Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima, além do Distrito Federal. No Senado, a base de apoio ao atual governo cresceu. O numero de governistas cresceu de 41 para 49, enquanto o de opositores caiu de 36 para 25. O mesmo vale para a Câmera dos Deputados, a quantidade de deputados dos partidos da coligação de Dilma subiu de 297 pra 311, enquanto o da de Serra caiu de 156 para 136.
Na disputa para os cargos de Deputado Estadual e federal, destaque para a participação de celebridades. O candidato a Deputado Federal mais votado do Brasil foi o humorista TIRIRICA (PR/SP) com 1,3 milhão de votos. As eleições legislativas, aliás, foram marcadas pela participação de candidatos barrados pela lei Ficha Limpa. Apesar de o Tribunal superior Eleitoral (TSE) ter anunciado que consideraria válida a lei que veta a participação dos políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, muitos obtiveram permissão para ter o nome na disputa eleitoral entre eles: Paulo Maluf (PP/SP), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), Jader Barbalho (PMDB/BA) e João Capiberibe (PSB/AP).
Dos 135.804.433 de eleitores, 18% não participaram da maior eleição já realizada no Brasil. A organização da votação e a velocidade da apuração receberam elogios. Em 5 horas, 97% dos votos haviam sido computados. E nos 60 municípios em que o sistema biométrico (que identificam o eleitor com base nas impressões digitais) foi testado, 93% dos eleitores foram identificados com sucesso.
Então é isso pessoal, acho que nosso próximo encontro já será para comentar sobre o novo Presidente da República e trazer outras noticias sobre o fim das eleições 2010. Então até lá boa votação, evite votar em branco ou nulo e não se esqueça de levar seu documento com foto e o título de eleitor.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA: A votação do futuro!!
Fui...mas eu volto!!
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
O que é Política?
Estamos fazendo política como tomamos atitudes em nosso trabalho, quando estamos conversando em uma mesa de bar ou quando estamos bebendo uma cerveja após uma "pelada" de futebol. Estamos fazendo política quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas ou nas "Febens" da vida. Conhecemos o Estatuto da Criança e do Adolescente? ou o Código do Consumidor?, a nossa Constituição, nem pensar e grande demais. E que dizer das leis transito que estamos a todo momento desrespeitando?
Vejamos o que diz a pensadora e filosofa alemã Hannah Arendt: "A política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo maior para a sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio. Tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo". Para ela, a tarefa da política esta diretamente relacionada com a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade. Em resumo. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado e País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar com voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam. Por isso, no dia 31 de outubro vote consciente, pois o futuro do nosso pais está literalmente em nossas mãos .
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
O direito ao voto dos presidiários.
Os governos alegam que não podem garantir a ordem durante o pleito. Este é um dado muito preocupante. Se é um estabelecimento de segurança, como não tem condições de garantir a segurança de um pequeno grupo de mesários? Estranho né? e além da falta de segurança, em muitos centros foi constatado que os detentos não tem documentos e, portanto, não podem participar. Segundo a juíza da 16° ara Criminal, Kenarik Felippe, “não tem sentido manter um preso sem documentos, é obrigação do Estado garantir isso”.
Fonte: Jornal Folha UniversalE aí, o que você acha da noticia acima? Será que só por estarem presos essas pessoas não devem usufruir de seus direitos previstos pela lei. Se ainda tem dúvida, veja o que disse Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul que também já foi preso e exilado. “Ninguém conhece uma nação até que tenha estado dentro de suas prisões. Uma nação deve ser julgada pelo modo como trata os mais baixos”. É com essa frase atribuída a Mandela que encerro está postagem e deixo você meditar sobre mais essa questão referente às Eleições 2010.
Fui...mas eu volto!!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
...E o Brasil elegeu um palhaço!
Para quem acompanha meu blog sabe que em uma das minhas postagens anteriores, sobre o que faz um deputado, eu começava a matéria citando o candidato TIRIRICA, que, com sua inusitada campanha vinha crescendo nas pesquisas e chamava atenção para o perigo que isso podia se tornar, pois, ele corria o sério “risco” de ser eleito. E o que eu mais temia infelizmente aconteceu. Acompanhem essa matéria:
O dia de ontem vai ser lembrado como o ano em que o Brasil, literalmente, elegeu um palhaço para o Congresso Nacional. Seu nome TIRIRICA, codinome do cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva, não só foi eleito como foi o candidato com a maior votação entre os postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados em todo País. Pelo PR-SP, ele teve mais de 1,3 milhão de votos. Ou seja, mais que o dobro dos votos do segundo candidato a Deputado Federal mais votado do Estado, Gabriel Chalita, do PSB.
TIRIRICA no total, só fica atrás de Enéas Ferreira Carneiro (que morreu em 2007), presidente do extinto Prona e detentor dos votos de 1.573.112 eleitores para deputado federal nas eleições do ano de 2002. A diferença é que pelo menos Enéas entendia um pouco de política. Já a campanha de TIRIRICA o que reinou foi o deboche e a ironia, que virou um sucesso na internet e tema de todo tipo de discussão, dos debates intelectuais a conversas de botecos. Com essa receita, TIRIRICA conquistou eleitores.
FONTE: ADAPTADO DO JORNAL MANAUS HOJE
É meus amigos, apesar de toda polêmica em torno da questão, a verdade é que o homem foi eleito, isso sem falar de outros ex-jogadores que por causa de sua fama, acabaram conquistando o voto dos eleitores menos esclarecidos. Fica para os pesquisadores e analistas a tarefa de entender ou explicar se foi “voto de protesto”, um exemplo ousado de marketing ou um retrato do sentimento do descaso que o Congresso galgou na sociedade brasileira após anos de corrupção.
O que me deixa menos chateado é saber que existe um processo contra o “abestado” exigindo que o candidato declare por escrito de próprio punho que sabe ler e escrever, quando não tem como comprovar a escolaridade. De acordo com o TRE, TIRIRICA tem 10 dias, a partir de hoje, para apresentar sua defesa e comprovar que sabe ler e escrever. Vamos ver se o bom senso vai prevalecer ou se no final, como diz meu amigo blogueiro André Mansim, o palhaço seremos nós.
Fui...mas eu volto!!