domingo, 30 de maio de 2010

Como funciona a redação de um telejornal?

Olá pessoal, depois de várias matérias polêmicas fazendo questionamentos que ninguém mais tem coragem de fazer, resolvi hoje fazer um post mais “light” e dar um descanso, por enquanto, nos alertas e denuncias que sempre faço aqui pelo blog do Pena, afinal hoje é domingo. Então, aqui vai uma matéria bem interessante e tenho certeza que quem é jornalista (ou futuro jornalista) vai gostar de acompanhar – e pra você que não é, leia, pois quem sabe essa não era uma pergunta que você vinha se fazendo a tempos também.

1- Para ir ao ar, todo telejornal precisa ser abastecido com notícias. Os acontecimentos mais quentes, como acidentes de trânsito e crimes, chegam à redação através do trabalho da equipe de escuta, que telefona para bombeiros, centrais de polícia, hospitais, etc. atrás de informação, além de ficar de olho no rádio, em outras emissoras e na internet.
2- A notícia também pode ser fria – fatos já previstos na agenda, como inaugurações e reportagens sobre comportamento. Nesse caso, os produtores vão atrás de dados e de entrevistas e deixam tudo agendado para o repórter. É principalmente essa turma que se vê quando o jornal está no ar. O telefone deles, para não atrapalhar, não tem som – ao tocar, uma luz pisca.
3- A equipe de reportagem vai então para a rua. Cada carro leva um repórter, um cinegrafista, um auxiliar (que ajuda no som e na iluminação) e um motorista. O repórter faz as entrevistas e grava a passagem, que é a parte do vídeo em que ele aparece à frente da câmera. Ele também grava a narração da reportagem, que é chamada de off.
4- As reportagens locais chegam à redação em fitas, levadas pela própria equipe ou por um motoboy. Nos grandes telejornais há também conteúdo vindo dos quatro cantos do país e de correspondentes no exterior. Essas reportagens são transmitidas por meio de satélites, fibra óptica ou internet.
5- Com as fitas em mãos, é hora de editar o material. Na ilha de edição, um editor de imagem e um de texto unem o off do repórter às imagens filmadas pelo cinegrafista. Também decidem em que momento da matéria aparece a passagem e, em alguns casos, colocam até trilha sonora. Cada matéria tem cerca de um minuto e meio de duração.
6- Com as matérias editadas, o chefe de redação e os editores executivos montam no computador o espelho do jornal, uma espécie de tabela que mostra quanto tempo cada matéria vai ter e em que ordem cada uma vai aparecer – as mais impactantes costumam vir primeiro. No total, o jornal tem cerca de 35 minutos, já descontados os nove minutos de comerciais.
7- Quando se aproxima a hora de levar o jornal ao ar, o diretor de TV, o chefe de redação e os editores executivos seguem para uma sala de controle conhecida como switcher. É o diretor de TV que escolhe, por exemplo, para que câmera o apresentador vai olhar. Eles acompanham minuto a minuto a audiência, e podem deixar uma matéria que está dando ibope mais tempo no ar.
8- É claro que a reportagem pode ficar mais tempo no ar só se for ao vivo. Para transmissões em tempo real, usa-se o link, um equipamento que fica sobre uma van ou caminhão e manda a imagem para o satélite, que retransmite o sinal para a redação com atraso de alguns segundos. É por isso que às vezes o repórter tira o fone do ouvido, para evitar ouvir a própria voz com atraso e se confundir.
9- Se rolar alguma mudança, o chefe de redação se comunica com os apresentadores, que têm um ponto no ouvido. A maioria dos telejornais tem dois apresentadores, que costumam ser também editores do programa e, ao contrário do que diz a lenda, não vestem bermuda e chinelo por baixo da bancada.

Acompanhe pelo infográfico e veja como é "simples e fácil"
a vida de um jornalista!
Então é isso minha gente, vou ficando por aqui mas não poderia deixar de agradecer a todos vocês que acompanham o blog-do-pena e que ajudaram esse humilde blog chegar à mais de 1000 visitas em apenas 40 dias!! a todos vocês o meu muito obrigado e até a próxima.

Contribuição: Marina Motomura

terça-feira, 25 de maio de 2010

COPENHAGEN 2009!!

Você pagou essa festa!!

Ou melhor...nós pagamos!!. Veja bem, não tenho nada contra o Presidente Lula, porém acho que cabe a mim na condição de futuro jornalista, repassar mais essa notícia que acredito quase ninguém saiba mas como minha fonte é confiável acho que vale a pena repassar tais informações. Então, segura aí....

Em Copenhagen (Dinamarca), no ano passado, houve uma conferência mundial sobre o clima - A COP 15. E o Brasil, como não podia deixar de ser, enviou sua comitiva. Bom, até ai tudo normal. Quantas pessoas vc acha que o Sr. Presidente levou na sua comitiva? vejamos: a mulher dele, o Ministro do Meio Ambiente e mais uns 10 ou 20 especialistas......
E se ele quiser dar mordomias pros deputados que garantem as roubalheiras e que ganham horrores (como já citado em uma matéria anterior aqui no blog).... Mais uns 30 deputados???

O que você acha, mais uns 50? Ok, vamos pensar grande. Que tal uma comitiva de 100 pessoas??? Muito? Bom, vou contar..... foram levados juntinho do Presidente Lula 743. É isso mesmo que você está lendo, não é erro não! o Lula levou nada mais nada menos que 743 convidados!! Quem pagou todas essas passagens??? Eu, você e muitos outros brasileiros que sentimos no bolso!!!! Você que ganha uma bolsa família miserável e acha que o Lula é o cara :(

Imaginem o custo dessa palhaçada incluindo passagens, hoteis, diárias em dinheiro, compras com cartão corporativo e tudo sem passar na alfândega na volta....claro!!
Só pra comparar, o país mais rico do mundo, os Estados Unidos, mandaram três vezes menos pessoas!!!!!
E em ano de eleições, é melhor tomar cuidado com a próxima que pessoa que vamos escolher pra governar o nosso país. Fica aqui meu alerta à espera de seus comentários e já que as devidas autoridades não esses dados eu divulgo, afinal... o Pena não tem pena!
Fui...mas eu volto!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Disk-Denúncia e o prêmio!

Atenção mulheres, informações importantes!!


Sabe aquela situação chata e desagradável que praticamente toda mulher passa ao utilizar um transporte coletivo seja ônibus, trem, metrô, lotação etc.. sim, estou falando da macharada que se aproveita do desconforto e da lotação dos coletivos para ficar tirando “casquinhas” na maior cara de pau. E é sobre esse assunto que o blog do pena vai tratar, pois esses espertinhos não merecem pena não e tem mais é que pagar pela humilhação que causam às passageiras que, depois de um dia de trabalho ou estudo, ainda tem que aturar o abuso de certos marmanjos que parecem nunca ter visto mulher na vida. Para combater essa situação agora existe o Disk-denúncia, para que essa “esfregação” toda não fique impune e se o “agressor” for denunciado pode até ser enquadrado na lei de atentado violento ao pudor e ir para cadeia. Só que para isso as mulheres que se sentirem lesadas precisam se manifestar e fazer valer os seus direitos.
E pra você mulher, que mora em Manaus/Am (cada estado possui um número de atendimento, procure saber o do seu estado porque nunca se sabe quando pode ser útil) e que infelizmente tiver o desprazer de passar por uma situação dessas, podem denunciar o assedio por meio do Disk-mulher, no telefone 0800-092-6644, que atende as vítimas todos os dias, de 8h às 20h. Ou ir ate o Centro de Referência em Assistência Social da Semasdh, na Rua Salvador, 530, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Manaus/ Am.
Agora denunciem mesmo, pois desde março, quando foi criado a campanha, até agora poucas ligações foram feitas, ou por medo ou por desconhecimento de tal sistema. Vale ressaltar que toda regra tem exceção e que não são todos os homens que agem dessa forma e muitos repudiam tal comportamento de alguns aproveitadores que só fazem envergonhar a classe masculina. Eu por exemplo, quando percebo uma situação assim no ônibus que estou, fico logo encarando o infeliz para ver se ele se manca e perceba que tem alguém de olho no que ele pode fazer e se fizer algo eu falo mesmo, afinal eu tenho esposa, irmã e várias amigas que utilizam os coletivos e não gostaria jamais de vê-las passando por uma situação constrangedora assim.E já que estamos falando de transportes coletivos, não podemos deixar de comentar também outros bons modos que TODOS devemos ter com relação ao idoso, às gestantes e às pessoas com crianças no colo que bastam entrar no veículo que os passageiros começam a admirar o chão, a paisagem, a ter sono e utilizar de todos os disfarces possíveis e imagináveis para ignorar a pessoa que só falta cair no seu colo e não cedemos o lugar. Por favor minha gente, um pouco de educação e bom senso nunca é demais! e além de fazermos a nossa parte como ser humano, também estaremos agindo como verdadeiros cidadãos e pessoas gentis. Então não se esqueça disso da próxima vez, porque amanha pode ser você ou alguém que você conhece.

E agora o prêmio...
Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer a todos os meus leitores e amigos que contribuíram direta e indiretamente para que o blog do pena ganhasse seu primeiro prêmio (com um mês completado exatamente hoje!), o PRÊMIO DARDOS. Para quem não sabe o que é, vou explicar: O Prêmio Dardos é um reconhecimento dos valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Que demonstram e desenvolvem sua criatividade através do pensamento e o faz permeiar por/entre suas escritas. Este selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, mais uma das formas de demonstrar afeto e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.
Então é isso, um muito obrigado a todos vocês e podem ter certeza que apesar de ser apenas um “prêmio simbólico” e que eu nem sabia que existia, pra mim é muito importante e que me faz querer fazer sempre e mais e mais a minha parte para contribuir com uma sociedade melhor, dando meus avisos, fazendo minhas críticas e pegando no pé de quem estiver agindo de maneira errada, afinal o Pena não tem pena hehe....
Muitíssimo obrigado a todos e um agrecimento especial à blogueira Marcela Barreto pela indicação do prêmio como um dos 10 melhores novos blogues, valeu amiga :)
Do amigo Érico Pena.

sábado, 15 de maio de 2010

ISSO É QUE É “EMPREGO”!

ENQUANTO VOCÊ "RALA" PARA GANHAR PELO MENOS UM SALÁRIO MÍNIMO...

Meus amigos, depois de vocês lerem as informações abaixo, tenho certeza que duas coisas vão passar pela cabeça de vocês. Primeira, muita indignação e um sentimento de revolta diante de tanta falta de vergonha na cara de certos políticos. Segunda, uma imensa vontade de virar deputado federal também, pois vai dizer que você não queria um “trabalho” assim. Sem mais delongas vamos direto às notícias.
Segundo o jornal O Globo, os deputados federais além do salário de R$ 16.500 que recebem, os deputados têm direito a outros benefícios para o exercício do mandato parlamentar que, se somados, podem chegar até a R$ 97.760,88. Todas as despesas são cobertas pelo orçamento da Câmara - que para este ano soma R$ 3,53 bilhões - e definidas em atos da Mesa. Os gastos custeados são os seguintes:
Gabinete parlamentar: R$ 60 mil, utilizados para o deputado titular do gabinete contratar o secretariado parlamentar - responsável por atividades como o controle da agenda de compromissos do deputado e a redação e acompanhamento de projetos de lei. A remuneração do secretariado é determinada pelo parlamentar, mas, segundo um ato da Mesa Diretora, a remuneração deve ficar entre um salário mínimo e R$ 6.009,90.
Auxílio moradia: R$ 3 mil, concedido aos parlamentares não contemplados com residências funcionais em Brasília. O deputado tem que comprovar a despesa mediante apresentação de nota fiscal do hotel ou do proprietário do imóvel alugado.
Verba indenizatória: R$ 15 mil, que devem ser usados em despesas de aluguel, manutenção de escritório, alimentação do parlamentar, serviços de consultoria e pesquisa, contratação de segurança, assinatura de publicações, TV a cabo, Internet, transporte e hospedagem do parlamentar e de seus assessores, entre outras. O benefício é concedido mediante solicitação à Primeira-Secretaria da Mesa, onde também são entregues as notas fiscais comprobatórias das despesas. O saldo da verba não utilizado em um mês acumula-se para o seguinte, mas apenas dentro de um semestre. Ou seja, a cada seis meses a conta é zerada.
Cota postal e telefônica: de R$ 4.268,55 para os deputados e R$ 5.513,09 para os líderes, vice-líderes, presidentes e vices de comissões permanentes. Caso o parlamentar exceda o teto, a diferença é retirada do salário dele.
Passagem aérea: varia de acordo com o estado, sendo a maior (R$ 14.247,79) para os parlamentares do Acre e a menor (R$ 3.764,58) para os do Distrito Federal.
Gasto com publicações: é variável, pois depende da quantidade de impressos feitos pelos deputados. Entre as publicações, incluem-se a impressão de discursos, projetos, pareceres, cartões pessoais de apresentação, folhas padronizadas e textos que contenham legislação ou material de interesse público. Os parlamentares têm ainda direito à assinatura de cinco publicações, entre revistas e jornais, mas apenas nos dias úteis e entre 2 de fevereiro a 17 de julho e 1º de agosto a 22 de dezembro de cada ano.

Além disso, o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), defende recesso de dois meses para deputados poderem assistir à Copa do Mundo. (é mole ou quer mais!!) Para ser aprovada, líderes de todos os partidos ainda têm que concordar.” E alguém tem dúvida se essa “lei” não será aprovada?
É ou não é uma tremenda sacanagem e desrespeito com os verdadeiros trabalhadores que lutam todo santo dia, de sol a sol para conseguir seu dinheiro de forma honesta e suada e aí vem esses *#$%^@# ganhando horrores e que ainda reclamam da vida. Realmente não dá pra ter pena dessa classe e temos mais é que denunciar esses absurdos divulgando esse tipo de informação. Eu to fazendo a minha parte, e você... vai fazer a sua?
Fui...mas eu volto!!

Contribuição: Mari Milk

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Para que serve os concursos de miss?

MAIS AFINAL, PARA QUE SERVE SER MISS??

No último dia 08 tivemos a 56ª edição do concurso de Miss Brasil, no qual se consagrou vitoriosa a representante do estado de MINAS GERAIS, Débora Moura Lyra, que diga-se de passagem nasceu em Vitória, no Espírito Santo. Em segundo lugar ficou a MISS AMAZONAS, Lilian Lopes que nasceu adivinha aonde? isso mesmo, em São Bento do Sul (SC) e é estudante de Administração de Empresas. Marylia Bernardt, a MISS PARANÁ, que realmente nasceu no Paraná (ufa!!) ficou em terceiro.

Reparem na cara de "felicidade" da Miss Amazonas ao saber do resultado!

Débora Lyra, 20 anos, estudante de jornalismo e agora MISS Brasil 2010, afirma que não tinha chegado tão longe por nada. Além dos dois anos de preparação, ela passou três meses nos Estados Unidos fazendo cursos e aprendendo inglês. Neste tempo, chegou a pedir dicas para a cabeleireira de Michael Jackson, que lhe indicou um tom mais escuro para o cabelo. Débora conta também que acordava todos os dias às 5h, malhava, fazia tratamentos estéticos, ia à aula, depois dirigia cerca de 1 hora e meia de Divinópolis, onde mora, até Belo Horizonte, para mais tratamentos estéticos - todos com agulha. "A gente sofre!" diz a miss. Realmente, isso que é “sacrifício” não é mesmo!?
Mais ai eu pergunto, PRA QUE TANTO “TRABALHO”? alguém aí sabe o nome da MISS BRASIL de dois anos atrás? E a do ano passado alguém sabe?? Pra que tanta coisa para um “cargo” que ninguém sabe o que faz a não ser vender beleza literalmente! E com relação aos gastos do evento, que com certeza não é barato já que foi realizado no Memorial da América Latina (apresentado por Otávio Mesquita e Nayla Micherif), não dava pra investir em algo realmente útil pra sociedade ao invés de apenas alimentar o sonho de algumas dondocas que no fundo mesmo o que querem é apenas aparecer para poder dizer: “Veja mãe, agora sou miss”. E daí? grandes me#d@.
Sério pessoal, se ninguém tem coragem de falar sobre uma futilidade dessa eu tenho - afinal o Pena não tem pena - e meu objetivo, como já havia dito antes, é de fazer meus leitores pararem e pensarem um pouco, pois muita coisa a gente “engole” goela abaixo sem fazer nenhum questionamento, apenas aceitando como a coisa mais normal e natural do mundo. Um concurso sem pé nem cabeça que vem resistindo bravamente há mais de 50 anos e que tem por objetivo escolher a mulher mais bonita (não a mais inteligente, pois nesse tipo de concurso ou é uma coisa ou é outra entende) do Brasil. Gesto muito bonito só que é depois alguém aí pode me dizer o que ela vai fazer da vida a custa do dinheiro alheio.
Lilian Lopes, a Miss Amazonas Catarinense

Fiz uma “pesquisa” de opinião e veja uma resposta que encontrei:
"Os concursos de miss servem para o que sempre serviram: moças bonitas conquistarem um bom partido. Ali é onde empresários, políticos e outros homens montados no dinheiro vão para escolher as futuras genitoras dos seus filhos". Depois dessa resposta resolvi parar por aqui antes que colocasse as outras respostas e fosse "obrigado” a tirar meu blog do ar. Mas já deu pra ver o nível que o cargo de miss se encontra né?
Fora o concurso de Miss Brasil ainda temos outros diversos concursos com a mesma (in)utilidade. O mais famoso de todos MISS UNIVERSO (ou Universe, se você preferir) que é a mesma leseira só que elevado ao quadrado e com o status de internacional. E o que a miss mundo do ano passado fez nesse seu “reinado”? ela passou pelo menos aqui pelo Brasil pra visitar os desabrigados pela enchente e arrecadar algum din-din pra eles? isso sem falar de outras aberrações tipo o Miss Brasil Gay que na sua ultima edição teve a vencedora atacada pela adversária que não aceitou a derrota! deve ter sido hilário....
Talvez você esteja até me achando meio radical mais vejam se não tenho razão de ficar zangado. Logo após ser “coroada” miss Brasil, Débora foi questionada por um repórter que fez a mesma pergunta que eu: "Para que serve ser Miss? E olhem o que a moça respondeu: Débora disse saber do estereótipo das misses no passado, mas que essa impressão estava sendo mudada. Afirmou também que pretende mudar pelo menos 50% das opiniões por aqui. Para ela ser Miss é uma oportunidade de representar o Brasil no exterior, como fazem outras pessoas. "É a chance de uma mulher bonita representar o Brasil, sua cultura". E aí, alguém entendeu a “objetividade” da resposta?

Eis aí a "nossa" Miss Brasil - muito bonita realmente!

E antes que alguém duvide, é claro que eu gosto de ver mulher bonita na TV! só que o quê me incomoda é saber que, às vezes, damos importância à coisas tão banais como esses concursos e esquecemos que em nosso país existem coisas que exigem uma maior atenção e prioridade. Essa é apenas minha opinião que você pode ou não concordar e se quiser comentar algo a respeito fique a vontade, só penso que depois de algum tempo a importância de quem já foi uma miss Brasil vai ser igual à de um ex-BBB, ou seja, praticamente nada. E aí eu vou continuar me perguntando: Para que serve ser miss?
Fui...mas eu volto!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

NOVAS REGRAS PARA O VENCIMENTO DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

MAIS UMA "MARACUTAIA" QUE O GOVERNO FAZ PRA TOMAR NOSSO DINHEIRO E NOSSO TEMPO...

Imaginem todo o trabalho e grana que se gasta para conseguir tirar a bendita Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também conhecida popularmente como “carteira de motorista”. Aí depois de todas as taxas e de todas as burocracias até chegar os documentos em suas mãos, acho que o mínimo que o governo e os órgãos responsáveis deveriam fazer é avisar de certos detalhes que infelizmente não são divulgados abertamente a todos os condutores de veículos, e muitos acabam perdendo o seu precioso documento sendo obrigados a passar por todo o sacrifício de novo se quiserem reaver sua habilitação. Bom, mas se eles não divulgam eu divulgarei, afinal, o Pena não tem pena, e é importante ler repassar para os amigos, pois, COMEÇAR JÁ É METADE DE TODA A AÇÃO! Eu to fazendo a minha parte, agora é com vocês... LEIAM E DIVULGUEM!!!!!!!
Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma. Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de São Paulo no mês de outubro de 2009, perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames. Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH. Só por alto, fora a multa, para tirar novamente a CNH, fica por volta de R$ 1.200,00 e leva mais ou menos de 2 a 3 meses, isso se você passar por tudo da 1ª vez. As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2010. Serão incluídos novos conteúdos, além de uma nova carga horária.
O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2008) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista. Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula e a do prático, de 15 para 20 horas aula.Serão incluídos novos conteúdos, como as conseqüências da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas. As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2010. Quem já tiver iniciado o processo antes disso ainda vai pegar as regras antigas.
ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico e trocar o extintor por um cheio. Mais uma regulamentação - sem a devida divulgação!!!! Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei: O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem. Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre.Não esqueça, se um policial rodoviário, estadual ou federal parar seu carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico- ele vai te autuar - 5 pontos na carteira; e você só segue viagem após tirar o plástico, desde que o bendito extintor esteja com a validade em dia ( e mais os tais R$ 127,50 ).

Por hoje é só pessoal. Fui... mas eu volto!!!