segunda-feira, 10 de maio de 2010

Para que serve os concursos de miss?

MAIS AFINAL, PARA QUE SERVE SER MISS??

No último dia 08 tivemos a 56ª edição do concurso de Miss Brasil, no qual se consagrou vitoriosa a representante do estado de MINAS GERAIS, Débora Moura Lyra, que diga-se de passagem nasceu em Vitória, no Espírito Santo. Em segundo lugar ficou a MISS AMAZONAS, Lilian Lopes que nasceu adivinha aonde? isso mesmo, em São Bento do Sul (SC) e é estudante de Administração de Empresas. Marylia Bernardt, a MISS PARANÁ, que realmente nasceu no Paraná (ufa!!) ficou em terceiro.

Reparem na cara de "felicidade" da Miss Amazonas ao saber do resultado!

Débora Lyra, 20 anos, estudante de jornalismo e agora MISS Brasil 2010, afirma que não tinha chegado tão longe por nada. Além dos dois anos de preparação, ela passou três meses nos Estados Unidos fazendo cursos e aprendendo inglês. Neste tempo, chegou a pedir dicas para a cabeleireira de Michael Jackson, que lhe indicou um tom mais escuro para o cabelo. Débora conta também que acordava todos os dias às 5h, malhava, fazia tratamentos estéticos, ia à aula, depois dirigia cerca de 1 hora e meia de Divinópolis, onde mora, até Belo Horizonte, para mais tratamentos estéticos - todos com agulha. "A gente sofre!" diz a miss. Realmente, isso que é “sacrifício” não é mesmo!?
Mais ai eu pergunto, PRA QUE TANTO “TRABALHO”? alguém aí sabe o nome da MISS BRASIL de dois anos atrás? E a do ano passado alguém sabe?? Pra que tanta coisa para um “cargo” que ninguém sabe o que faz a não ser vender beleza literalmente! E com relação aos gastos do evento, que com certeza não é barato já que foi realizado no Memorial da América Latina (apresentado por Otávio Mesquita e Nayla Micherif), não dava pra investir em algo realmente útil pra sociedade ao invés de apenas alimentar o sonho de algumas dondocas que no fundo mesmo o que querem é apenas aparecer para poder dizer: “Veja mãe, agora sou miss”. E daí? grandes me#d@.
Sério pessoal, se ninguém tem coragem de falar sobre uma futilidade dessa eu tenho - afinal o Pena não tem pena - e meu objetivo, como já havia dito antes, é de fazer meus leitores pararem e pensarem um pouco, pois muita coisa a gente “engole” goela abaixo sem fazer nenhum questionamento, apenas aceitando como a coisa mais normal e natural do mundo. Um concurso sem pé nem cabeça que vem resistindo bravamente há mais de 50 anos e que tem por objetivo escolher a mulher mais bonita (não a mais inteligente, pois nesse tipo de concurso ou é uma coisa ou é outra entende) do Brasil. Gesto muito bonito só que é depois alguém aí pode me dizer o que ela vai fazer da vida a custa do dinheiro alheio.
Lilian Lopes, a Miss Amazonas Catarinense

Fiz uma “pesquisa” de opinião e veja uma resposta que encontrei:
"Os concursos de miss servem para o que sempre serviram: moças bonitas conquistarem um bom partido. Ali é onde empresários, políticos e outros homens montados no dinheiro vão para escolher as futuras genitoras dos seus filhos". Depois dessa resposta resolvi parar por aqui antes que colocasse as outras respostas e fosse "obrigado” a tirar meu blog do ar. Mas já deu pra ver o nível que o cargo de miss se encontra né?
Fora o concurso de Miss Brasil ainda temos outros diversos concursos com a mesma (in)utilidade. O mais famoso de todos MISS UNIVERSO (ou Universe, se você preferir) que é a mesma leseira só que elevado ao quadrado e com o status de internacional. E o que a miss mundo do ano passado fez nesse seu “reinado”? ela passou pelo menos aqui pelo Brasil pra visitar os desabrigados pela enchente e arrecadar algum din-din pra eles? isso sem falar de outras aberrações tipo o Miss Brasil Gay que na sua ultima edição teve a vencedora atacada pela adversária que não aceitou a derrota! deve ter sido hilário....
Talvez você esteja até me achando meio radical mais vejam se não tenho razão de ficar zangado. Logo após ser “coroada” miss Brasil, Débora foi questionada por um repórter que fez a mesma pergunta que eu: "Para que serve ser Miss? E olhem o que a moça respondeu: Débora disse saber do estereótipo das misses no passado, mas que essa impressão estava sendo mudada. Afirmou também que pretende mudar pelo menos 50% das opiniões por aqui. Para ela ser Miss é uma oportunidade de representar o Brasil no exterior, como fazem outras pessoas. "É a chance de uma mulher bonita representar o Brasil, sua cultura". E aí, alguém entendeu a “objetividade” da resposta?

Eis aí a "nossa" Miss Brasil - muito bonita realmente!

E antes que alguém duvide, é claro que eu gosto de ver mulher bonita na TV! só que o quê me incomoda é saber que, às vezes, damos importância à coisas tão banais como esses concursos e esquecemos que em nosso país existem coisas que exigem uma maior atenção e prioridade. Essa é apenas minha opinião que você pode ou não concordar e se quiser comentar algo a respeito fique a vontade, só penso que depois de algum tempo a importância de quem já foi uma miss Brasil vai ser igual à de um ex-BBB, ou seja, praticamente nada. E aí eu vou continuar me perguntando: Para que serve ser miss?
Fui...mas eu volto!!!

30 comentários:

  1. Para que serve o concurso de miss?
    É simples, para que possamos ver a beleza dessas lindas mulheres. Que apesar de contas todas merecem a faixa e o título de MISS.

    ResponderExcluir
  2. Oi Érico!
    Brava observação!
    Tenho um outro amigo, que tb tem um blog, e escreve sobre essas coisinhas e outras mais que engolimos por goela abaixo!
    É sempre bom lermos coisas assim pra acordarmos!
    Parabéns pelo blog! Adorei e to seguindo!!
    Peguei na comu!
    Me segue tb!
    Aguardo sua visita!!

    BjO*-*

    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ps: Tá na minha lista de "blogs preferidos" =D

    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom questionamento e tema bastante atual,Parabéns!
    Tb fiquei me perguntando pra que serve ser Miss e lembrei de um capítulo do profissão repórter que eles mostravam os bastidores de um concurso de beleza infantil. Achei absurdo esse culto à beleza desde nova, não sei como uma mãe pode se orgulhar porque tem a filha mais linda, mais vaidosa e mais sem infância do mundo.
    Respeito os sonhos de cada um, mas poxa criança tem que ser criança e não barbie.

    ResponderExcluir
  5. Esse concurso só serve para eleger a "mulher mais bonita do Brasil", deixando as outras candidatas com a auto-estima lá em baixo, por não ter ganhado esse "título", e claro para as vencedoras ganharem um bom partido, só!

    ResponderExcluir
  6. Miss Amazonas q nem amazonense eh... aff

    ResponderExcluir
  7. É,SABEMOS QUE BELEZA NAO É TUDO, A COIAS MAS IMPORTANTE NUMA MULHER PARA ADMIRAR-SE,POIS O FISICO É PASSAGEIRO, O QUE FICA VERDADEIRAMENTE REGISTRADO EMSUA HISTORIA, EM QUE VOCE CONTRIBUIU PARA UMA SOCIEDADE MELHOR, MAS JUSTA NO PAIS EM QUE NASCEU.
    ELI.

    ResponderExcluir
  8. karen karoline11 maio, 2010 10:39

    pow esses concursos só são bons pra quem observa ou seja os homens porque as mulheres só ficam com inveja umas das outras.
    valew profi esse blog é maneiro de bom!!

    ResponderExcluir
  9. Mariana Leite11 maio, 2010 12:37

    concurso de miss serve para que as meninas do país inteiro fiquem iludidas com as aspectos tão fúteis que na verdade não constroem nada para a sociedade. Meninas que acham q ter um corpo perfeito e um rosto bonito é o necessário e os meninos que valorizam isso estão contribuindo TANTO para as mudanças que esse país está precisando né...por exemplo educação... por que ninguém elege o melhor professor do país? para que outros se espelhem nele...por que ninguém escolhe o melhor líder comunitário para que as pessoas conheçam seus projetos? se é preciso ser belo então pq ninguém escolhe o projeto mais bonito e bem elaborado para tirar crianças das ruas? eu não entendo pq a misses visitam hospitais... beleza está salvando vidas? minha revolta ¬¬

    ResponderExcluir
  10. Maximina Malagueta11 maio, 2010 14:00

    Infelizmente, vivemos em uma sociedade em que beleza é cultuada e adorada, gerando cada vez mais pessoas psicologicamente fragilizadas, tentando seguir um padrão que "ALGUÉM" disse que era o "perfeito". Realmente, esse cargo de miss,não serve para nada, a não ser para distrair a população de coisas mais importantes por que passa nosso mundo.E não pense que é "dor de cotovelo", também gosto do que é belo, afinal quem não gosta? Mas acho excesso, ter tanto dinheiro e mídia desperdiçado com algo tão fútil!! Até a próxima, gosto muito do seu blog e mais ainda das suas matérias polêmicas. Abraço grande!!

    ResponderExcluir
  11. Caramba, Sr. Pena! Você está revoltado mesmo!! É isso aí, não deixa barato não, cutuque mesmo que a gente apóia!! Acho que depois dessas observações, está faltando uma reformulada nos objetivos desse concurso [e de outros também], pois é uma competição de mais de 50 anos, é antiga mesmo, só servia mesmo para as meninas arranjarem marido. Hoje, poderia ser pra fazer campanhas humanitárias e aquilo que a leitora Mariana Leite comentou: apoiar melhores projetos e etc. E não pra abrir a linda boquinha e dizer am alto e bom som que é pra representar o Brasil no exterior. Que foi? Estão faltando embaixadores? Esportistas? Artistas? Que tipo de representantes brasileiros estão faltando no mundo? =P

    ResponderExcluir
  12. e so pra fazer as pessoas perderem tempo com coisas de beleza quando nao tem ams nd pra assistir ou fazer

    ResponderExcluir
  13. Rapá... melhor assistir o concurso das panteras.. pelo menos elas não escondem os seus verdadeiros "objetivos"!!!!

    ResponderExcluir
  14. A miss nada mais é do que um sonho introduzido pelas grandes industrias cosméticas para vender uma ideal de beleza inalcançável, até pq se fosse alcançável eles perderiam grande parte da clientela e isso não pode acontecer não é mesmo?. Se vc for contabilizar o qto essa miss aii gastou de cosméticos, academia e tratamentos estéticos vai ver que se multiplicado esse ideal , ele rende bilhões!!!! Ela é um out door ambulante, sutil mas ambulante!E olhe que ela nem ganha por isso... só qdo pousa de verdades pra cliqs publicitários.. Elas são usadas pela industria e depois descartadas para darem lugar a outras que serão novas incitadoras da beleza inalcançável que enche os cofres de alguns

    Ps: olha a cara de "aff, nem acredito que essa mocreia ganhou, eu sou muito mais eu" da que ficou em segundo lugar!! hahahaha

    Excelente proposta de reflexão meu amigo.

    postagem nova na área ( aproveitei o tempo..)
    __
    O endereço vc já sabe né? www.coracaoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. O concurso de Miss pode levar nada mais nada menos ao fim da humanidade, é só alguma raça alienigena hostil descobrir que num planeta azul e insignificante na parte mais brega da borda ocidental da galáxia estão dando um premio de Miss Universo e as unicas candidatas são do referido planeta!

    ResponderExcluir
  16. realmente meu caro Pena vocë nao tem um pingo de pena mesmo!!! sim concordo com sua linha de pensamento, tantos problemas nosso Brasilzão enfrenta e as autoridades ainda tem tempo a se preocupar com isso !
    É louvavel seus pensamentos e sábias suas palavras, a cada questionamento tiveste a preocupaçao de passar a informaçao de forma correta e sem perder a posse na historia.
    Obrigada por enrriquecer meus pensamentos.
    Um forte abraço e deixo aqui meus parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Esses concursos de Miss, concursos de beleza em geral pra mim são coisas irrelevantes na vida, não acrescentam em nada ...

    ResponderExcluir
  18. pra mim não vale nada.. ano que vem ninguém vai lembrar dessa daí.

    abraço

    ResponderExcluir
  19. É interessante o seu ponto de vista, mas se pensarmos por esse lado podemos questionar, para que serve um campeonato de futebol? afinal não trará "benefício" algum para a população. para que serve uma novela? acredito que esse tipo de evento é puro entretenimento. acho que algumas coisas não necessitam ter um engajamento social. só acho preconceituoso utilizar como sinônimo beleza x burrice. isso pra mim é algo do tempo das pedras. tb não acho justo que elas estejam ali apenas para conseguir um bom partido. mas são opiniões e devem ser respeitadas.
    mto bom o post.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurso de miss define um padrão de beleza, certo? Como uma coisa dessa pode ser benéfica pra qlq sociedade? Acho que isso só faz com que o preconceito e a intolerância aumentem, ou mesmo que diminui a integração das pessoas.
      PS: Campeonato de futebol é esporte e se faz desnecessário discutir a importância do esporte. Agora novela tem que ser entendida como entreterimento mesmo. Para mim, o problema é qnd temos a novela como fonte de cultura, isso manipula e nivela por baixo o padrão critico de qlq um.

      Excluir
    2. Futebol é esporte foi boa heim.,... os programas de "futebol" falam de educação fisica ou contratação/tabela/classificação.... competição igualzinho os 'miss'...
      E se pensar por esse lado, cuidados com o corpo e a estética, coisas de miss, nao são importantes?
      Futebol é tão futil quanto o miss.

      Excluir
  20. Agradeço e seu posto de vista nobre amigo Fabiano, assim como dos demais leitores que expressaram sua opinião e pode ter certeza q a respeito. E hoje, fikei sabendo q em julho terá o concurso "Miss Brasil Mirim e Infantil" (putz!!).Será que brevemente estarei voltando pra perguntar: Para que serve o concurso de Miss Brasil Mirim e Infantil hehehe...
    Abraço e tds e muito obrigado pela participação

    ResponderExcluir
  21. Nessa vida existe louco pra tudo...

    Mas "é a mesma leseira só que elevado ao quadrado e com o status de internacional" foi óóótimo.

    Não existe nada mais pavoroso que "Miss CRIANÇA", terrivel... formando as piriguetes do futuros.

    Bjuxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do seu blog...
    Muito interessando msmo... sabia que eu nunk tinha pensado nisso? pra que serve uma miss?
    Em breve estarei deixando mais comentários.

    Linda.

    ResponderExcluir
  23. shirley mara pereira10 agosto, 2010 23:31

    me diz se tem um concurso na cidade q moramos entao a garota recebe o titulo de miss da cidade ai entra em sait pra se escrever e ver sobre as normas do concurso e q que tem uma garota representando seu lugar de miss em o miss sao paulo levando o nome da cidade como miss no caso foi em abril e o concurso da miss da cidade foi em junho entao a garota foi se escrever pra participar mas ja tem outra representando e nao e da cidade q fazer

    ResponderExcluir
  24. shirley mara pereira10 agosto, 2010 23:33

    shirley.mara.2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Bem, não entendí o porque da admiração pela resposta da nossa Miss Brasil, sabe-se muito bem que inteligência não é o forte destas meninas. Uma idéia: Porquê não rebatizamos os tais concursos de "MISS FUTILIDADE", ou "MISS CABEÇA OCA"?? Acho que tem tudo a ver com o carater e as concorrentes dos tais concursos. Mas pior que essas meninas, são as pessoas que continuam perdendo seu tempo com esse tipo de inutilidade.

    ResponderExcluir
  26. Cara,é com seu dinheiro que elas desfilam? É com a sua grana que elas pagam as viagens vestidos e maquiagens? É dinheiro roubado por acaso, é de traficante???
    Então fica na sua caramba... vestidos de gala são obras de arte, a beleza feminina também
    Larga mão de ser ranzinza e velho, e para de implicar com essas mulheres...
    Nao tem nego que investe em assistir jogo de futebol? E novela, filmes, livros de "literatura" futil?
    Pq nao critica os homens?
    Então fica na sua caramba...

    ResponderExcluir