terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ALERTA PARA O AVC

Recentemente vi uma notícia no jornal que me deixou impressionado: “A CADA 6 SEGUNDOS, MORRE UMA PESSOA DE DERRAME NO MUNDO”. E só para deixar claro, DERRAME é o nome popular de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença que no Brasil mata mais do que AIDS, malária e tuberculose juntas.
O que me deixou mais assustado foi que minha tia neste ultimo domingo (12/12) teve um AVC enquanto tomava banho, sorte dela que minha prima estava em casa e pôde socorrê-la. Ela não morreu, mas ficou hospitalizada. O AVC atinge pessoas de todas as idades, não só os idosos como muitos pensam, e é causado quando o entupimento das artérias cerebrais interrompe ou reduz o fornecimento de sangue para o cérebro, causando lesões temporárias ou permanentes.
Há dois tipos de AVC: ISQUÊMICO – Ocorre quando há um entupimento de uma artéria, mas está não se rompe. HEMORRÁGICO – Ocorre quando o entupimento da artéria gera uma ruptura nela e o sangue é derramado sobre o cérebro. Os danos mais comuns que esses AVCs podem causar são: perde de força muscular, perda de memória, paralisia de um lado do corpo e dificuldade para falar ou andar. Deu pra perceber que as seqüelas são mais ou menos graves, dependendo da veia do cérebro afetada, e do tempo que o paciente levou para ser atendido. Por isso que a pessoa que sofre AVC deve procurar imediatamente um médico neurologista para prescrição de medicamentos apropriados para dissolver os coágulos, no caso de AVC isquêmico, causado por entupimento de vaso, para que o sangue volte a circular normalmente na região cerebral atingida.
A reabilitação de quem sofre AVC importante no tratamento, passado o momento agudo do acidente. Existem várias formas de reabilitação e sua aplicação vai depender do tipo de comprometimento neurológico que a pessoa tiver. Por exemplo, no comprometimento motor, ha intervenções fisioterápicas de várias naturezas. Se o paciente tiver alteração na fala, a Fonoaudióloga pode ser recomendada. Outros tipos de distúrbios neuropsicológicos, por exemplo, distúrbio de atenção, podem ser reabilitados com tratamentos neuropsicológicos.O AVC é um mal silencioso que gera números assustadores e um exemplo disso é a quantidade de internações registradas pelo SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) que só em 2009 registrou 169.453 casos. São dados realmente preocupantes e o pior é que na maioria das vezes não podemos fazer nada, no máximo prestar uma rápida assistência para quem passar por isso. Lembro-me até de uma que eu tinha chamada Emily que em 2008 teve um AVC na parada de ônibus e morreu a caminho do hospital! e foi do nada, de manha ela estava boazinha e a noite quando voltava pra casa aconteceu essa fatalidade.O alerta está dado, sei que não faço mais do que uma obrigação em divulgar essas informações, mas o melhor e torcer e rezar para que isso nunca aconteça com nossos parentes e conhecidos. Grande abraço e tudo de bom.
Fui...mas eu volto!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo post de grande utilidade.
    Eu mesma já tive um AVC causado por uma crise hipoglicêmica que fez com que minha pressão arterial caisse muito faltou oxigênio no cérebro causando uma isquemia.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um bom alerta! Saúde exige atenção máxima! Já vi casos de AVC na minha família e sei como é difícil esse momento. Melhoras para sua tia!

    ResponderExcluir
  3. Quando morava em minha terra natal, vi dois casos de morte por AVC em uma mesma família e mais recentemente uma senhora que eu conhecia. É preocupante o número de casos que ocorrem. Muitos provocados por descuidos com a saúde ao longo da vida.

    Tem dois sela par ti, meu amigo, no CQ&Sherlock.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. cara que tenso, eu fiquei foi com medo agora :x

    ResponderExcluir
  5. Puxa Peninha, muito bom post amigão! Eu já tive uma época a pressão um pouco alterada e estava com medo dessas coisas, mas ainda bem que melhorou!

    ResponderExcluir
  6. Bem legal aqui, cheio de post interessantes...

    ResponderExcluir