terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CONFRATERNIZAÇÕES DE FIM DE ANO

Como são... e como deveriam ser!!
Não tem escapatória, todo ano conforme manda a “tradição” sempre acontece as famosas festinhas de confraternização do trabalho, da faculdade, da igreja etc... mas, aí eu pergunto: Será que realmente existe confraternização nesses festas ou é só algo feito por costume e para não passar em branco? Bom isso depende unicamente de um fator, das pessoas presentes no evento.
Vou explicar o motivo da minha pergunta. Sou um cara muito observador e há muito tempo venho percebendo que em toda festa de confraternização que eu vou é a mesma coisa, as pessoas raramente se misturam e mantêm as mesmas panelinhas de sempre, ou seja, só falam com as pessoas do seu ciclo e dificilmente saem do seu lugar para falar ou cumprimentar alguém de outro setor que não seja o seu. Mais não era para se confraternizar, então por que ainda existem as barreiras invisíveis que nos separam?

Como eu disse anteriormente, isso existe por causa das pessoas que mesmo inconscientemente criam barreiras que as separam umas das outras. Só porque eu tenho um cargo mais elevado não quer dizer que eu não possa falar educadamente com quem limpa o chão por onde eu passo e sujo! Só porque o fulano não se veste tão bem quanto você, não quer dizer que ele mereça ser ignorado. Mais infelizmente isso acontece e não é pouco, você pode chamar de orgulho, preconceito, falta de atenção, interesse ou educação, porém é assim que acontece em todo lugar em menor ou maior escala.
Recentemente eu tive outro exemplo claro disso quando fui a um evento de fim de ano do trabalho da minha mãe e fiquei impressionado como anda o “espírito natalino” de algumas pessoas. Parecia mais um desfile de moda do que uma confraternização, as pessoas procuravam seus conhecidos de repartição ou setor e que se lasquem os outros. O “manda chuva” do diretor/presidente estava isolado no seu canto com seus sub-chefes tomando uísque e só olhando para os meros mortais com seus convidados que, como eu, estavam mais perdidos que surdo em bingo.

Depois o chefão “sangue bom” ainda veio fazer um discurso de agradecimento falando da importância de cada um para a empresa e que se não fossem os funcionários, não teriam alcançado as metas e blá-blá-blá-blá. Acho que o certo seria ele passar de mesa em mesa e agradecer a presença, trocar dois dedos de prosa e depois se dirigir à outra mesa para fazer o social também. Tenho certeza que cada funcionário ia se sentir importante e valorizado, sem falar que esse simples gesto serviria de incentivo para trabalhar melhor. Bom esse é o meu ponto de vista e é isso que eu faria, é o que eu faço e o que vou continuar fazendo quando um dia for chefe.
Para finalizar, não deixe que o verdadeiro Espírito Natalino passe batido. Aproveite essa época para realmente se confraternizar e fazer algo de bom na sua vida. Acima de tudo, valorize as pessoas não pelo que ela faz nem pelo que ela tem e sim pelo que ela é. Não seja hipócrita, metido ou orgulhoso, pois isso não leva a nada e lembre-se que o verdadeiro sentido do Natal não é uma troca de presente e sim uma renovação no comportamento e pensamento, sem falar do nascimento de CRISTO em cada um de nós que é a coisa mais importe de todas.

Desejo Um FELIZ NATAL a você e toda a sua família. Um grande abraço e tudo de bom

10 comentários:

  1. Peninha meu amiguinho isso é tudo verdade, e paréce mentira mais não é... Eu tinha até esc rito um texto falando as mesmas coisas que vc falou sobre as panelinhas e a falsidade dessas festinhas de final de ano, hahahaha, agora nem vou publicar mais lá no meu blog, hahahahaha, vc deve ter um espião aqui no meu pc, hahahaha. É ISSO AÍ AMIGO, COMO EU JÁ TE FALEI UMA VEZ, A GENTE PARECE QUE NASCEU NO MESMO BAIRRO E FOI CRIADO PELA MESMA MÃE, hahahahahaha.
    Um abração e a luta continua amigo blogueiro!!!!

    ResponderExcluir
  2. rsrs
    é verdade :/ nao há mais o real significado de natal
    hj em dia significa consumo, família, feriado festa, presentes...

    ResponderExcluir
  3. bom, eu sou suspeita de falar, já que adoro essas festinhas de finald e ano,
    mas é claro que as panelinhas são inevitáveis
    assim como em qualquer outro lugar ou evento tudo depende das cabecinhas das pessoas envolvidas
    e certamente o chefe tem um papel muito importante, mas nem todos se dão conta disso e acabam fazendo parte das panelas

    ResponderExcluir
  4. ADORO as confraternizações de fim de ano...rs

    Desejo a vc e tda sua familia, um otímo natal, e um 2011 maravilhoso!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  5. O natal de hoje já não é mais o mesmo =/

    ResponderExcluir
  6. Eu fujo de confraternizações de fim de ano x)

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Como passou o natal?
    Só passando para avisar que tem selos para vc lá no meu blog!

    http://nascidaemversos.blogspot.com/2010/12/selos_27.html#comments

    ;D

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Bem bacana o blog, já estou seguindo!
    A propósito, convido vc a seguir também o FuteB.R.O.N.C.A.!

    Topa uma parceria?

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  9. Vc tem mesmo razão, meu amigo. Muitas vezes é assim que acontece e a palavra 'confraternização' perde completamente o seu sentido.

    Adorei o post!
    Feliz 2011 pra vc e sua família.
    Que Deus te abençõe!

    Um forte abraço!!!!

    Te espero lá no blog ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, meu amigo Érico, eu não SUPORTO essas festinhas de empresa!!! Ooooh, isso é um carma!!! :S:S:S:S:S:S
    Meu Deus, é um horror!!!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir