quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Álcool na adolescência

Olá pessoal, aqui estou de volta para tratar de mais um assunto que gera muita polêmica e discussão em nosso dia-a-dia: os adolescentes e as bebidas alcoólicas. Sim porque segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, 80% dos alcoólatras começam abeber antes dos 18 anos. E isso não se restringe apenas a São Paulo não! praticamente todos os Estados brasileiros apontam um aumento significativo no número de adolescentes que bebem. E por que será que isso acontece? Seria um vicio que vem de família, uma questão cultural ou simplesmente a falta de um acompanhamento mais de perto dos pais e/ou responsáveis pelo indivíduo? e não pensem que essa questão envolve só o sexo masculino, pois, entre as mulheres a bebedeira está se tornando uma prática normal e corriqueira também, para comprovar basta observar essas festas que envolvem multidões, onde você pode contar nos dedos quem não está “se divertindo” com uma latinha de cerveja nas mãos. Aí eu faço outra pergunta: Onde estão as pessoas e os órgãos responsáveis por fiscalizar o cumprimento de leis que proíbem a venda e o consumo de bebidas alcoólicas para menores de idade? Com certeza existe uma falha no sistema e é das grandes! Com isso quem sai perdendo é a própria pessoa que acaba se tornando uma viciada e, após 30 ou 40 anos de idade, precisam de ajuda especializada para tratar adependência. O álcool acaba gerando não só complicações no organismo pelo uso excessivo, como também problemas familiares como: desentendimentos, brigas, violência domestica, além de abalar os relacionamentos sociais e até profissionais. Por isso, é muito importante pensar duas vezes antes de dar o primeiro gole cedo demais, se possível nem dê, pois, é perfeitamente possível se divertir e ser feliz sem precisar ter que beber. Eu sou um exemplo disso!! Porém, se a vontade, a curiosidade ou a sede de beber for maior que a sua determinação de ficar sóbrio, lembre-se de algo que eu sempre falo: “temos que saber entrar e sair dos lugares, afinal, o que está em jogo é o nosso marketing pessoal”. Então, se você não quer ficar conhecido como “pé inchado”, “pé de cana” ou outros apelidos pejorativos, fique esperto e fuja das amizades que lhe oferecem “só um gole”, pois, muitas vezes é assim que se inicia um vício.
Fui...mas eu volto!!

11 comentários:

  1. Como assim???
    Só o título???
    Saudades de passar aki, aconteceram intemperes, mas to de volta de novo! rsrs

    Eii, sabia que meu blog está completando 1 ano?? Tá de niver!!
    Tô fazendo postagens comemorativas! Passa lá, tá convidado pra festa =D
    BeijO*-*

    http://www.evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já sei vc está sumido é porque o alcool não tá te deixando escrever, puxa amigo... vou orar por vc!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando publiquei a postagem semana passada, eu pensei que ela havia ido corretamente e nem percebi que só tinha aparecido o título do texto! Coisas de lan house mesmo, peço desculpas aos amigos por esse ato que até parece que eu estava alcoolizado hehehe....

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria, muito produtiva...
    =DDD

    Mas infelizmente os adolescentes de hoje deixam passar despercebidas notícias assim.

    ResponderExcluir
  5. ... É quase uma espécie de vírus - dissemina-se rapidamente - culpa? moda, pais, pais e os adolescentes... Porque eles sabem das consequências. Tudo tem hora, idade, época. Se ele tem consciência para votar, tem a mesma para os males do excesso de bebida. É uma triste realidade.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amigo, confesso que eu faço parte da porcentagem que começou a beber bem cedo. O engraçado é que eu comecei a ingerir bebida alcoolica em média aos 9 ou 10 anos, depois, na adolescencia bebia bem menos e agora adulta eu não bebo qse nada.
    Apesar de ter começado a beber cedo eu nunca fui de passar do ponto. No interior, antigamente, em épocas festivas como o são joão, em qlqr e toda casa que vc entrava experimentava um pouco do licor e das comidas típicas. Foi assim que eu tive contato com o alcool. Prefiro bebidas como coquitéis. Eu bebo pouco, nunca me deixei embreagar.
    O engraçado é que qdo menos eu bebo mais eu me divirto. Qdo eu to sóbria é que fico tão animada que toodos pensam que eu entornei todas! rsrs
    Sei que a grande maioria bebe e bebe muito. mas acho que é por modismo ou pra não parecer careta ou deslocado. Fora da turma sabe? Como acontece com outras drogas, com o cigarro e outros comportamentos adolescentes. É uma pena que o carater das pessoas estejam ficando tão frágeis a pressão de amigos. Ficar bêbado em festa é de ultima. Dá uma p... dor de cabeça, vc passa vergonha, e vc nem lembra como, onde, com quem e o qto se divertiu.
    __

    http://coracaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. gostei eu também tenho um blog
    ele fala sobre a dolescencia
    acessa:http://adolescenciaaki.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. gostei eu também tenho um blog com o assunto
    pré adolescencia
    olha só
    http://adolescenciaaki.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu ri com o comentário do André auhiauhuaa
    Falando nessas coisas, postei sobre a juventude agora no meu blog. Nao falo especificamente do álcool, mas acho que dá pra incluir, Vê lá
    bjss

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, mais uma triste realidade da juventude. Alcool vem fazendo parte do contexto desses jovens de forma cada vez mais precoce, detonando com o futuro deles.
    Eu também ri com o comentário do André! rs

    ResponderExcluir
  11. Dei uma passadinha no seu blog ontem e roubei uma imagem, mas está devidamente creditada no meu blog. Abraços e parabéns pelo blog
    http://alebatist.blogspot.com

    ResponderExcluir