quarta-feira, 23 de março de 2011

Flex pra quê??

Você já reparou quanto está custando o litro do álcool combustível (também conhecido como etanol) na sua cidade? Claro que me refiro aos amigos que possuem carro e que com certeza sabem do que estou falando e certamente já devem ter se perguntado: Será que vale a pena ter um carro bicombustível nos dias de hoje? ou seja, Flex. pra quê se aparentemente não há grandes vantagens com relação ao custo/benefício do produto!
Fato curioso é que os motores Flex. quando chegaram ao mercado nacional, em 2003, representavam 3,7% do total da frota de venda em comparação aos movidos somente a um combustível. Porém, em apenas dois anos a novidade ganhou espaço e superou a venda dos automóveis tradicionais, atingindo, em 2005, a marca de 50,2% do total da frota, contra 43,1% dos movidos somente a gasolina.



Segundo especialistas, para valer a pena abastecer com álcool, ele tem que ser no máximo 70% do preço da gasolina, mas esse índice pode variar conforme as características do veículo e seu uso. Variando ou não as características do carro, a grande verdade é que ultimamente o preço do etanol subiu tanto que não está trazendo nenhuma vantagem financeira para quem tem carro bicombustível.

Aqui na Região Norte é o lugar do Brasil onde a diferença de preço entre os dois combustíveis é a menor. Da ultima vez que abasteci o preço da “gasosa” tava em R$ 2,70 e do álcool por volta de R$ 2,43 e com fortes tendências a sofrer mais um aumento. Aí eu me pergunto: Onde está a ANP (Agência Nacional do Petróleo) que não monitora o aumento de preço praticado pelos postos e pelas distribuidoras de combustíveis?

Dessa forma, é sempre o consumidor que acaba sentindo no bolso a “facada” de cada reajuste de preço indevido e que a única vantagem que agora vê no carro Flex é a de se faltar gasolina abastece com etanol, pois financeiramente abastecer com etanol às vezes sai até menos vantajoso do que com gasolina, principalmente se você não usa o carro com tanta freqüência, nesse caso, por incrível que pareça, é melhor ficar com a gasolina mesmo.

Dicas para economizar

Independente do combustível que seu carro usa , veja como você pode reduzir o consumo e economizar uma grana.

- Manutenção regular e um bom ajuste do automóvel, permitem uma economia no consumo de até 50%

- Ar-condicionado e desembaçador dos vidros podem aumentar o consumo dos combustíveis em até 20%, no caso de estarem funcionando com o motor sem aceleração, como por exemplo parado em um sinal de trânsito.

- Pneus vazios representam um aumento no consumo entre 2 e 3 por cento. O mesmo vale para o uso de marcha no hora errada


Fui...mas eu volto! sempre trazendo alguma denúncia ou alerta, afinal, o Pena não tem pena!!

3 comentários:

  1. SÓ estou colocando gazolina, acho que tá compensando mais!

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  2. Não entendo muito de combustíveis ou variações em carros, mas me parece que é um assunto que sempre gerou polêmica. O consumidor se sente sempre lesado, isso é uma realidade; temos a impressão de que as inovações trazem benefícios provisórios que acabam revertendo em problemas ou prejuízos.

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  3. mtoooo legal seu blog! parabéns!

    http://woopsbloops.blogspot.com/

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