sábado, 2 de abril de 2011

Combustíveis: Qualidade X Preço



Recentemente, em um jornal de grande circulação aqui de Manaus, saiu uma matéria afirmando que o Amazonas tem alta reprovação no índice de qualidade dos combustíveis. Isso com base nos testes de fiscalização da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que realizou 742 coletas de combustíveis tanto na capital, como também em outras cinco cidades do Estado. Dentre essas amostras, 59 não estavam nos padrões exigidos, ou seja, de cada cem amostras de combustíveis comercializadas no Amazonas, cerca de oito apresentam irregularidades e foram reprovadas. A média nacional no mesmo período, feitas no primeiro bimestre em todo país, foi de duas amostras irregulares para cada cem amostras coletadas.

O mais irônico foi que esses dados foram divulgados na mesma semana em que os preços sofreram um “pequeno reajuste”, e como sempre... pra cima! É lamentável o cidadão amazonense ter que pagar tão caro por um combustível que agora temos certeza que é o pior do país. Isso sem falar que o combustível adulterado pode gerar prejuízo ao veículo, tais como:

- O carro pode morrer de repente (pequenas paradas), engasgar na hora de dar a partida ou ficar dando trancos de vez em quando.

- É muito comum que ele passe a ter mais dificuldade para subir ladeiras e para pegar velocidade.

- O combustível de péssima qualidade é queimado mais rapidamente. Portanto, desconfie se seu carro estiver consumindo mais que o normal.

E aqui vai uma dica para todos os motoristas: Para poder garantir seus direitos, caso seu carro seja lesado, não se esqueça de pedir e guardar sempre a nota fiscal do seu abastecimento. Sei que isso é algo muito difícil de fazer, mais é o único jeito de provar à Justiça que você abasteceu naquele estabelecimento, até porque os defeitos às vezes demoram a aparecer. Agora o mais importante, se você suspeita de adulteração, denuncie o posto à ANP no site http://www.anp.gov.br/ ou pelo telefone 0800-900267. Tendo em mãos o CNPJ e a razão social do posto pilantra. Caso o combustível adulterado cause danos ao seu veículo, junte a nota fiscal do abastecimento e o laudo do mecânico que comprova o dano. Isso vale para todo o país. Amigo motorista, seja você do Amazonas ou de qualquer outro Estado do Brasil, não deixe de lutar pelos seus direitos. Pois, com o atual preço dos combustíveis, o mínimo que podemos fazer é exigir qualidade no produto e se for possível, uma diminuição nos preços visto que o dólar esta baixando e não há motivo para subida de preço praticamente todo mês.

Eu to fazendo minha parte, já denunciei um posto vagabundo que tinha aqui pelo bairro e vou continuar denunciando e alertando meus amigos e leitores contra qualquer tipo de sacanagem que quiserem fazer com o povo brasileiro, afinal o Pena não tem pena. Fui...mas eu volto!!

Um comentário:

  1. Uai Penunha deu problema no seu PC hoje? É que eu sou seu irmão então eu comento em todos os posts, mas tem muita gente que vai comentar em um só... Tá maluco???????

    Quanto ao post meu amigo, realmente nosso combustivel é muito caro, ainda mais quando se escuta por aí que a Petrobrás é auto sufuciente, e que no Brasil tem muuuuuito petróleo...

    A Emiliana fez um ping pong comigo, passa lá pra ver, e passa lá no blog do seu irmãozinho também, que eu sinto falta viu!!!

    http://historiasdeemilia.blogspot.com/2011/04/ping-pong-com-andre-mansim.html

    ResponderExcluir