quinta-feira, 5 de maio de 2011

Falsos Estudantes

Ser professor esta cada dia mais difícil, pois os alunos não querem nada com nada. Bom, pelo menos a grande maioria realmente não quer nem saber de estudar e vão “empurrando com a barriga”. Enquanto isso, os professores são obrigados a bolar mil e uma maneiras de prender a atenção do aluno para ver se conseguem dar sua aula e passar seu conteúdo.
Digo isso com propriedade porque vivo essa dupla realidade diariamente, pois, ao mesmo tempo que sou professor, também sou aluno e na faculdade onde estudo a noite, já deu pra reparar que a situação não é muito diferente das salas de aula do ensino médio, aonde sou professor a tarde. Resumindo a situação eu poderia dizer que mudam os personagens mais o cenário continua o mesmo.
Essa falta de interesse pelos estudos, que está visível em todas as etapas escolares (do ensino fundamental à vida acadêmica), reflete no nível de educação do Brasil, que faz com que o sistema educacional brasileiro esteja entre um dos piores do mundo e suas universidades nunca apareça na lista das melhores. Tudo isso por causa do indivíduo que vai à sala de aula e se contenta em ser apenas um mero aluno, quando deveria buscar ser um estudante de verdade. A grande preocupação dos professores é a tremenda falta de interesse dos alunos em buscar conhecimento por si mesmo, de estudar sem ter que ser “obrigados” e de canalizar suas energias nos estudos, deixando de lado as conversas e bagunças que existem dentro de uma sala de aula. Certamente esses detalhes óbvios tornariam a vida de um professor mais fácil e o ambiente mais agradável para todos. Só que infelizmente o “estudante” brasileiro só estuda se estiver em cima.
Claro que no meio desse universo de falsos estudantes, alguns se salvam e buscam a obtenção de conhecimento por si só, sem precisar que ninguém implore pra estudar ou que os pais tenham que comprá-lo fazendo chantagens do tipo: se você estudar eu lhe dou um celular novo ou se você não passar vai ficar sem internet. E é por causa dessa minoria que ainda persistimos e acreditamos que ainda vale a pena insistir mais um pouco e que ainda há esperança para o futuro da educação do Brasil. O verdadeiro estudante, como o próprio nome diz, deve estar ciente que sua única meta na vida é de estudar, salvo os universitários que é um assunto a parte que estarei tratando brevemente por aqui, e procurar buscar conhecimento não apenas para obter nota e sim por ser a coisa certa a ser feita. Aprender é objetivo, crescer como pessoa é o seu ideal e tirar notas boas é uma conseqüência de atos realizados dentro e fora da sala de aula, pois quem estuda obviamente passa sem precisar de meios ilícitos para isso.
Vou continuar minha luta, não só como professor mais também como aluno universitário, pois realmente acredito que podemos melhorar, basta termos uma consciência mais crítica dos nossos atos, estudarmos mais e brincarmos menos. Dessa forma continuarei minha labuta por aqui, fazendo meus textos, escrevendo minhas crônicas e artigos, sobre aquilo que vejo e que não acho certo. Afinal, o Pena não tem pena.

Fui... mas eu volto!!!

2 comentários:

  1. Sou formado em História e Geografia e no começo comecei a dar aulas de substituição, só que aqui no estado de São paulo tem a tal progressão continuada onde os alunos não repetem de ano, então eu era um palhaço dando aula, por isso parei!

    ResponderExcluir
  2. Sou pedagoga e tenho experiência nos diversos segmentos da educaÇão (público e particular), além de trabalhar desde a Educação infantil até o Ensino Médio.
    O que é gritante é a desvalorização do profissional da educação, que atualmente se vê acuado em meio a uma juventude violenta e desinteressada.
    Realmente a educação de nosso país grita por socorro...

    Abraços.

    ResponderExcluir