segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Manaus, 342 anos!!!

Hoje é um dia especial, tão especial que é até feriado, pois hoje, Manaus está completando 342 anos e em virtude disso, vou dar uma trégua aos assuntos polêmicos para poder parabenizar e contar um pouco da história da minha querida e simpática cidade que sempre está de “portas abertas” para receber turistas do Brasil e do mundo.



ORLA DA PRAIA DE PONTA NEGRA,CARTÃO POSTAL DE MANAUS

Manaus foi elevada à categoria de cidade no dia 24 de outubro de 1848 que, se você fizer as contas, não vai dar 342 anos porque ela foi fundada na verdade em 1669 com o nome de forte de São José do Rio Negro. Em 1832, já como vila, recebeu o nome de Manaus, que significa “Mãe dos deuses”, em homenagem à nação indígena dos manaos, sendo legalmente transformada em cidade com o nome “cidade da Barra do Rio Negro” no dia 24 de outubro e em 5 de setembro 1856 voltou a ter o nome atual.



ENCONRO DAS AGUAS, RIO SOLIMÕES E NEGRO

A aniversariante do dia é banhada pelos Rios Negro, com praias espetaculares que, em virtude da vazante, estão todas à mostra, e o Amazonas, o maior rio do mundo. Os igarapés, de água fria e areia branca, teimam em resistir ao avanço do progresso e a Floresta Amazônica, mesmo com tanta depravação, ainda reserva muitas surpresas contidas na sua fauna e flora.


PONTE SOBRE O RIO NEGRO INAUGURADA HOJE
Além de conhecer um pouco da história e da geografia da minha cidade, o fato mais importante para lembrar é que hoje é a inauguração do mais novo cartão postal da cidade, a belíssima Ponte Rio Negro, um obra que teve inicio em 2008 e após algumas datas prorrogadas, enfim foi inaugurada contando com algumas presenças ilustres da política, como a presidente Dilma Roussef, do ex-presidente Lula, governadores de todos os Estados da Federação, membros dos tribunais superiores e prefeitos.



LULA E DILMA USANDO COCAR DURANTE A INAUGURAÇÃO DA PONTE

De acordo com o governo do estado do Amazonas, com investimento de R$ 1,099 bilhão (R$ 586 milhões do BNDES e 513 milhões do governo estadual), a Ponte Rio Negro vai permitir maior integração entre a Região Metropolitana de Manaus (RMM) e demais regiões como Purus e Médio e Alto Solimões. Com 3.595 metros de comprimento, a ponte é considerada a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, ficando atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.



PORTO FLUTUANTE DE MANAUS

Claro que foi um presentão para Manaus, que de uns tempos pra cá não podemos negar vem ganhando certo prestígio em eventos nacionais e até mesmo internacionais, como por exemplo, a realização do Grand Prix de Futsal, Lutas de Vale-Tudo e, é óbvio, a COPA DO MUNDO de 2014. Só falta agora capricharem nos serviços de infra-estrutura, transporte, saúde, segurança e educação, porém se a gente for parar pra pensar, qual é a cidade que por mais bonita que seja não precisa de alguns reparos?

VIADUTO MIGUEL ARRAES NA RUA RECIFE,BAIRRO PARQUE 10.

Vou ficando por aqui pessoal antes que eu comece a querer falar de assuntos que não quero comentar por enquanto, afinal... hoje é dia de comemoração. Aproveito para fazer um convite para virem conhecer minha cidade e verem que ela é uma cidade civilizada e não tem só índio (ao contrário do que alguns imbecis pensam). Um grande abraço a todos e aguardem pois em breve to de volta, pois o Pena não tem pena.

13 comentários:

  1. Porto de Lenha, tu nunca seras liverpool... E pra que fizeram esta musica?? Deveria ser: Liverpool, TU nunca seras a nossa porto de lenha!!
    Parabens a nossa Manaus - tao grande, mas ainda e' um ovo onde todos se encontram, se conhecem!!
    Nyvian

    ResponderExcluir
  2. Linda essa sua cidade viu Peninha, você é um privilegiado de moraar aí!

    ResponderExcluir
  3. Olá , meu amor.
    Eu gostei do seu blog!!!
    Sou eu bebê Juliana Miranda

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha
    Eu adorei o "Aproveito para fazer um convite para virem conhecer minha cidade e verem que ela é uma cidade civilizada e não tem só índio" hahahaha
    A ignorância do povo ainda o faz cometer algumas gafes.. Mal sabe eles que os indios são apenas uma parte da cultura extremamente rica de Manuaus! Um luxo, por sinal!
    Mas deixando as afinetadas aos desinformados de lado, eu gostaria de Parabenizar Manuaus por esta data tão importante!!! Uma mocinha já hein Manaus?! rss
    Eu espero que toda essa onde de Copa, Olimpíadas ajude a melhorar as nossas vidas de cidadão né Erico? Já que eles não fazem apenas pela obrigação de proporcionar qualidade de vida aos cidadãos, que façam pra os povos de fora .. Pelo menos sabemos que seremos os herdeiros de todas essas melhorias!
    Parabéns Manaus e Muito progresso [casadinho com sustentabilidade] pra vc! Afinal uma dos maiores charmes de Manaus é exatamente esse ar de contato e boa convivência do homem com a natureza.. dá aquela sensação, mesmo que ilusória, de q é possível viver em harmonia com o meio ambiente..
    ___
    ps: menino, eu tb só tô conseguindo comentar como anônima.. mas vai aki a identificação da menina:

    http://coracaoonline.blogspot.com/
    rss

    ResponderExcluir
  5. Ei caramba! Esse blog vai ficar de férias até quando?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Érico. Tive curiosidade acerca dos meus prováveis homônimos e me deparei com você. Para minha felicidade, nosso nome conta com um grupo inteligente, utilizando-o desde o nascimento. Excelente o seu blog. Tenho um também:
    http://tamboresecornetas.blogspot.com.br/
    Érico Novais Penna

    ResponderExcluir
  7. Excellent gοodѕ from you, man. I've be aware your stuff previous to and you'rе just too wondеrful.
    I actuallу like what yοu've obtained right here, certainly like what you are stating and the way in which during which you are saying it. You make it entertaining and you continue to care for to keep it sensible. I cant wait to learn far more from you. This is actually a great website.

    Here is my web site ... Paturp.Akullore.Com

    ResponderExcluir
  8. Wе ѕtumbled oνer hеre fгom а different ωeb aԁԁгeѕѕ and thought I shoulԁ chесk things out.
    I lіκe what Ι seе so now i'm following you. Look forward to looking into your web page for a second time.

    my web-site: Startersmkb.nl

    ResponderExcluir
  9. This sitе waѕ... hoω do you say іt?
    Rеlevant!! Fіnally Ι haνе fоund somethіng which helρed me.
    Kudos!

    Mу ωeb ρаgе kernel oil

    ResponderExcluir
  10. Ι'm gone to convey my little brother, that he should also visit this website on regular basis to get updated from most up-to-date reports.

    Feel free to surf to my blog :: click the following webpage

    ResponderExcluir
  11. This blog was... how do І say it? Relevant!! Finally I have found ѕomething whiсh helped me.
    Thanks!

    my web-sіte ... chatroulette

    ResponderExcluir
  12. magnificent points altogether, you simply won a logo new reader.
    What might you recommend about your post that
    you made some days ago? Any sure?

    Also visit my site; galaxy s4

    ResponderExcluir
  13. Parabéns a Manaus,mesmo com atraso! Não conheço e me encantei com sua postagem bem detalhada! Abraços,

    ResponderExcluir