segunda-feira, 16 de maio de 2011

Refrigerantes: Verdade ou mito?

Olá pessoal, sei que estou super sumido e em falta com minhas postagens, mas acreditem, não é por falta de vontade e sim por falta de tempo pois esses meses estão sendo muito puxados e cheios de atividades. Espero que em breve possa atualizar minhas publicações e peço desculpas aos amigos pelo sumiço. Enquanto isso, vejam um email muito interessante que recebi e achei que seria bom repassar. Se é verdade ou mais uma "lenda urbana" eu não sei, mesmo assim fica o alerta para tomarmos certos cuidados e o lembrete que o segredo de tudo está no equilíbrio, portanto, cuidado com os excessos.



O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE?

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo

Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão! Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece! Eu já tô mudando meus hábitos...e você? Grande abraço do Pena e até a próxima :)

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães

Para ler e refletir, prestem atenção na mensagem:

Com 3 anos: mamãe, eu te amo!
Com 11 anos: mãe, não enche!
Com 16 anos: minha mãe é tão irritante!
Com 18 anos: eu quero sair de casa!
Com 25 anos: mãe você tinnha razão!
Com 30 anos: mãe, quero voltar pra casa!
com 50 anos: eu nào quero perder minha mãe!
Com 70 anos: eu abriria mão de tudo pra ter minha mãe aqui agora


Não importa a sua idade ou fase da vida, o importante é valorizar o ser mais importante da sua vida, pois sem esse "anjo" você não estaria aqui. Feliz dia das mães a todas as mães, principalmente a dona Norma, minha mãe, e a minha esposa Elisângela, que hoje esta comemorando oficiamente seu primeiro dia das mães graças ao nosso príncipe Davi.

Então corra lá e dê uma abraço na sia coroa, caso você ainda não tenha feito isso hoje. Com certeza é o melhor presente que ela gostaria de ganhar!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Falsos Estudantes

Ser professor esta cada dia mais difícil, pois os alunos não querem nada com nada. Bom, pelo menos a grande maioria realmente não quer nem saber de estudar e vão “empurrando com a barriga”. Enquanto isso, os professores são obrigados a bolar mil e uma maneiras de prender a atenção do aluno para ver se conseguem dar sua aula e passar seu conteúdo.
Digo isso com propriedade porque vivo essa dupla realidade diariamente, pois, ao mesmo tempo que sou professor, também sou aluno e na faculdade onde estudo a noite, já deu pra reparar que a situação não é muito diferente das salas de aula do ensino médio, aonde sou professor a tarde. Resumindo a situação eu poderia dizer que mudam os personagens mais o cenário continua o mesmo.
Essa falta de interesse pelos estudos, que está visível em todas as etapas escolares (do ensino fundamental à vida acadêmica), reflete no nível de educação do Brasil, que faz com que o sistema educacional brasileiro esteja entre um dos piores do mundo e suas universidades nunca apareça na lista das melhores. Tudo isso por causa do indivíduo que vai à sala de aula e se contenta em ser apenas um mero aluno, quando deveria buscar ser um estudante de verdade. A grande preocupação dos professores é a tremenda falta de interesse dos alunos em buscar conhecimento por si mesmo, de estudar sem ter que ser “obrigados” e de canalizar suas energias nos estudos, deixando de lado as conversas e bagunças que existem dentro de uma sala de aula. Certamente esses detalhes óbvios tornariam a vida de um professor mais fácil e o ambiente mais agradável para todos. Só que infelizmente o “estudante” brasileiro só estuda se estiver em cima.
Claro que no meio desse universo de falsos estudantes, alguns se salvam e buscam a obtenção de conhecimento por si só, sem precisar que ninguém implore pra estudar ou que os pais tenham que comprá-lo fazendo chantagens do tipo: se você estudar eu lhe dou um celular novo ou se você não passar vai ficar sem internet. E é por causa dessa minoria que ainda persistimos e acreditamos que ainda vale a pena insistir mais um pouco e que ainda há esperança para o futuro da educação do Brasil. O verdadeiro estudante, como o próprio nome diz, deve estar ciente que sua única meta na vida é de estudar, salvo os universitários que é um assunto a parte que estarei tratando brevemente por aqui, e procurar buscar conhecimento não apenas para obter nota e sim por ser a coisa certa a ser feita. Aprender é objetivo, crescer como pessoa é o seu ideal e tirar notas boas é uma conseqüência de atos realizados dentro e fora da sala de aula, pois quem estuda obviamente passa sem precisar de meios ilícitos para isso.
Vou continuar minha luta, não só como professor mais também como aluno universitário, pois realmente acredito que podemos melhorar, basta termos uma consciência mais crítica dos nossos atos, estudarmos mais e brincarmos menos. Dessa forma continuarei minha labuta por aqui, fazendo meus textos, escrevendo minhas crônicas e artigos, sobre aquilo que vejo e que não acho certo. Afinal, o Pena não tem pena.

Fui... mas eu volto!!!