domingo, 4 de julho de 2010

HORÓSCOPO: ALIENAÇÃO OU VERDADE?

Sempre me perguntei para que serve realmente o Horóscopo e, segundo a Filosofia, quando perguntamos para que serve algo, estamos na verdade querendo saber qual é sua utilidade. Então, qual seria a verdadeira utilidade do horóscopo, pois eu nunca consegui entender como o alinhamento dos planetas, uma cor ou um número pode vir afetar o bom andamento do meu dia ou até mesmo a minha vida.
E o que me deixa mais admirado é saber que até as pessoas inteligentes e “estudadas” só ficam satisfeitas depois de ler ou ouvir o seu horóscopo, como se dissesse: “agora sim, já posso sair tranqüilo, pois sei que Vênus esta com ascendência em Marte e que vai dar tudo certo porque estou usando azul marinho conforme disse meu signo”. Diga a verdade se não é uma tremenda besteira! Sei que estou sendo meio radical, pois a “cultura” do horóscopo está enraizada no ser humano assim como as crendices e superstições, mas felizmente há exceções e eu sou um. Agora vamos entender melhor como surgiu essa baboseira de signos. Os primeiros registros sobre o horóscopo apareceram a partir do século 7 a.C., quando várias civilizações antigas se dedicavam à observação do céu. Suas populações acreditavam que os astros podiam influenciar a vida humana - especialmente o destino dos recém-nascidos. Entretanto, a versão do horóscopo que conhecemos hoje - uma mistura de influências da astrologia milenar dos babilônios, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega - surgiu provavelmente por volta do século 5 a.C., com a criação do zodíaco. Em sua origem grega, essa palavra significa "círculo de animais" e indicava o grande cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol naquela época. Dentro dessa trajetória, cada constelação por onde o astro passava simbolizava um signo. O número de constelações e as figuras que as indicavam variavam para cada civilização. Os 12 conjuntos de estrelas que representam os signos de hoje foram padronizados ainda na Antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Ao definir uma referência fixa para a observação dos astros, o zodíaco impulsionou o surgimento dos horóscopos individuais com mapa astral, uma análise do céu na hora do nascimento que, supostamente, traz revelações sobre a pessoa e seu destino. Ainda no início da Era Cristã, as civilizações antigas definiram o perfil de cada signo, levando em conta, por exemplo, as peculiaridades das estações do ano. "Outras influências, como a simples observação do temperamento de pessoas nascidas em um mesmo período, também modificaram as características que cada signo apresenta atualmente", diz a astróloga Bárbara Abramo. Com a mudança da trajetória solar ao longo dos séculos, a correspondência direta entre astrologia e astronomia não é mais tão precisa. O Sol hoje passa por constelações que não fazem parte do zodíaco e ilumina outras em períodos diferentes dos observados na Antiguidade. Mas, pelo menos em alguns aspectos, o horóscopo se adaptou com as mudanças ao longo dos tempos.
Vale lembrar que a astrologia chinesa é outra e por isso que o horóscopo chinês é diferente, e pra mim tem a mesma importância, ou seja, nada. E só para ilustrar ainda mais a minha falta de fé na astrologia, deixe-me contar um fato verídico. Conta-se que em uma cidadezinha do sul da França (país de primeiro mundo hein) toda a população tinha o costume de ouvir o seu horóscopo pelo rádio, era uma espécie de tradição que ia se repetindo há vários anos e passada de pai para filho. A pessoa acordava, ligava o rádio e antes de sair para trabalhar ouvia o horóscopo. Era sagrado e se estendia aos jovens e crianças. Certa vez, as previsões do horóscopo demoraram a chegar e depois de um atraso de uma semana a população ficou indignada ameaçando até depredar a rádio local. Para evitar uma revolta maior da população, o diretor da rádio teve uma idéia brilhante, o cara resolveu pegar as edições passadas do horóscopo e inverter os signos!! Assim, as previsões de Ares passaram a ser de Peixes, as de Leão passaram a ser de Virgem e assim sucessivamente com todos os demais signos. E dessa forma a paz voltou a reinar e todos voltaram a viver tranquilamente.Seria essa a verdadeira utilidade do horóscopo? alienar, enganar, conformar as pessoas que de alguma forma precisão de uma “luz” para guiar suas vidas. Para mim signo é apenas um mero detalhe que não influencia nada em minha vida e que só serve para indicar em que mês do ano você nasceu. Você pode até dizer: “mais o meu horóscopo sempre acerta!”. É claro que sim, imagine só que no meio de milhares de pessoas que consultam seu horóscopo não vai haver vários acertos! isso não é destino nem adivinhação, apenas lógica e matematicamente comprovado, pois, até eu posso inventar uma previsão qualquer e divulgar na mídia (como se fosse um astrólogo) que vai aparecer um infeliz dizendo que acertei na mosca.
Acho que a única coisa boa do horóscopo trouxe foi “Os cavaleiros do Zodíaco” e mesmo assim essa foi uma fase da minha vida que já passou. E você, o que acha disso?
Fui...mas eu volto!!

19 comentários:

  1. Desculpa, mas não acredito em horóscopo.
    Nunca acreditei e nem irei acreditar, tem alguém que realmente acredita nisso?
    Deixa o Zodíaco, Marte e o Fulano de tal queto... ¬¬'

    rs

    Abraaços!

    ResponderExcluir
  2. bom...digamos que já fui muito crente em horóscopo, principalmente na adolescência...mas agora não vou dizer que não, mas vez ou outra ainda olho o horóscopo do dez minutos e vejo o quão patético ele é...e depois dessa postagem acredito que esse lance acontece..qualquer um escreve a baboseira q melhor lhe caber...
    Que ridículo!
    O Futuro à Deus pertence!
    até a próxima Érico!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente pra mim o horospo só serve pra iludir pessoas e deixa-las alienadas...
    não acredito mais respeito...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pena!!!

    Pois é... Pior é que muitos confundem Astrologia com Astronomia. Eu fico p... de ódio com isso.

    Sim... Elas estiveream ligadas no primórdio, mas depois teve essa besteira de Astrologia como adivinhão. Afff! Carl Sagan bem que detestava horóscopos e afins. Não sei como alguém perde tempo com isso.

    Beijos, beijos!

    Tem novo post no Café!

    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito, minha mãe sempre me achou meio cigana porque eu acredito em leitura da mão vale a pena acreditar. Existem tantas pessoas descrentes eu prefiro me atirar e se der certo tudo bem, se não, não.

    ResponderExcluir
  6. Acho que fico meio em dúvida em relação a esses temas, não acredito mas também não "desacredito"

    abraços, m!sunderstood

    http://reflexo-da-alma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que astrologia funciona exatamente como a religião. Ocupa o lugar da nossa curiosidade sobre o desconhecido e nos conforta diante das incertezas da vida. Como uma pessoa vai a igreja confortar-se e ter esperança, assim tb se sente quem, ironicamente, lê religiosamente o seu horoscopo. Se na igreja vc vai com a esperança de ter a vida eterna, no horoscopo vc cria uma falsa segurança sobre como vai se estendeer seu dia. AS coisas boas motivam, as ruins advertem e assumem a responsabilidade pelas nossas más escolhas: a culpa é do horoscopo, meu horoscopo ñ estava bom hj.. que é analogamente o Deus não quis.
    Eu acho que tem a mesma função da religiao: dá um norte aqueles que não conseguem encontrá-lo só.

    ResponderExcluir
  8. Não acredito em horóscopo e a na influência dos astros em nossa vida... acho interessante até, ja que é algo datado e histórico...
    Mas há tanta coisa assim...
    ;P

    ResponderExcluir
  9. oi! eu não acredito naqueles horóscopos que diz como será o seu dia, o seu mês ou o seu ano. isso certamente é enganação.
    agora nos signos, eu acredito. não sei explicar porquê, mas vejo como as pessoas que conheço tem a ver com as características do seu signo! isso já foi muito estudado na Antiguidade como vc citou, alguma lógica deve ter, não é possível das tão certo...

    ResponderExcluir
  10. Nunca acreditei em horóscopos tbm, não levo a sério; se leio é prar rir dos textos - são obvios, acertam pq não falam nada d+. O fato d ter nascido em um dia não dita seu destino, seu carater, sua moral, nem nada sobre vc. Seria a msm coisa que acreditar q nossa vida já está escrita - faria com q nossas atitudes fossem em vão, pois não mudaria o fim que teremos; não acredito em destino, não acredito em horoscopo e concordo - a unica coisa boa foram os cavaleiros do zodiaco...xD

    Flaemmchen

    ResponderExcluir
  11. assim, eu leio horoscopo e tudo, mas não acredito não, acho que Deus fez o mundo e planejou as coisas, deu dom aos filhos, mas nenhum que permitissem a eles advinhar o futuro ou saber das coisas antes do tempo, o unico que tem esse poder é Ele mesmo. ;)

    ResponderExcluir
  12. Até leio horoscopo, mas por curiosidade do que por crença. Acho que pode até ser legal ler, mas não levar aquilo ao pé da letra, achando que tudo que tiver ali escrito de fato é o que esta se passando e vai acontecer. Até pq qts pessoas com o mesmo signo que eu existem ao redor do mundo, com outras experiencias, outros habitos e até que leem outros jornais?uehuehehuehue

    A propósito, gostei muito do seu comentário no Teoria do Playmobil, agradeço de todo coração!

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Horóscopo é como crença em Deus. Cada pessoa acha que existem provas de que ele existe.
    Ou como religião. A de fulano é melhor, a de fulano é pior... No fim, são pessoas muito emotivas. Não se atém à lógica.

    ResponderExcluir
  14. A VIDA DE CADA SER HUMANO É REFLEXO DOS ATOS QUE ELE DECIDE E PRATICA. NÃO ESTÁ SUJEITA À UM PREDETERMINISMO PLANETÁRIO OU ALGO QUE O VALHA.
    CRER EM jESUS NOS FAZ FORTES O SUFICIENTES PARA SABERMOS DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS E NADA QUE OCORRA ENTRE ESSES DOIS MOMENTOS HÁ DE NOS TRAZER RECEIO.
    CONSULTO SEMPRE O DEUS VIVO.
    GRAÇA E PAZ.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. eu acredito que se o sol tem energia o suficiente pra fazer orbitar em sua volta planetas tão grandes, essa mesma energia exerce uma influencia sobre a vida na terra, agora se o horoscopo é falsidade ou não, é uma pergunta que eu gostaria de saber, axo que na menoria dos casos não. Cabe a mim que percebo que existe um cosmo que faz o universo girar procurar entender essa frequencia e entrar na dança.

    ResponderExcluir