Hoje com certeza será um dia que ficará marcado na história política do Brasil, pois, pela primeira vez, desde o dia 15 de novembro de 1889, quando Marechal Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro dos 35 presidentes brasileiros, foi eleita uma mulher para ocupar o cargo de chefe do poder executivo. Seu nome não é segredo para ninguém: Dilma Rousseff, eleita com 51.585.748 votos (55,43%) contra 41.483.587 votos de José Serra, segundo os dados oficiais.
É inegável que o fato além de importante, gerou grande alegria em alguns e profunda tristeza em outros e, se fizemos certo ou errado só o tempo poderá dizer. Não vou ocupar o precioso tempo de vocês contando sobre o histórico político e/ou familiar da nossa Presidente porque vocês já devem estar de saco cheio de ver isso nas outras mídias e se ainda não viram, podem ter certeza que é só o que virão daqui para frente. O que eu gostaria de manifestar nesse momento acima de tudo é a questão das eleições, particularmente as apurações dos votos que de modo geral foi brilhante e isso vale à pena ressaltar que foi de suma importância para o verdadeiro sucesso da festa da democracia e um exemplo para o mundo todo.
Quem acompanha o meu blog sabe que no decorrer de quase dois meses eu tentei sempre trazer matérias referentes às eleições 2010 e mesmo sem ter muita experiência no assunto, busquei informações, estudando e pesquisando, com isso aprendi muitas coisas que tentei dividir com meus leitores. Espero sinceramente ter contribuído de alguma maneira para formar uma consciência política e tirar um pouco os leitores da alienação e ignorância. Nunca me manifestei contra ou a favor de nenhum candidato, pelo menos não aqui, porém nunca deixei de mostrar minha indignação quando via algo que julgava não ser certo e entre comentários a favor e contra o blog foi indo e agora com o fim das eleições voltarei o meu foco para outro assunto, afinal... a luta continua blogueiro.
Com relação à nova Presidente, nada contra, também nada a favor. Não era minha candidata e apenas para não votar em branco ou nulo, eu tive que escolher entre o melhor dos piores. Lamentar agora não adianta nada, temos que ter fé e acreditar que realmente “a voz do povo é a voz de Deus”, por isso de todo o coração e sem demagogia eu espero que a nova presidente faça um ótimo mandato e que ela possa mostrar que realmente é aquela mulher forte e de fibra que sobreviveu à prisão, à tortura e ao câncer para golpear um cenário político repleto de caras antigas. Boa sorte Dilma e não decepcione o povo brasileiro.Fui...mas eu volto!! E mais rápido que você imagina.
A candidata Dilma Rousseff (PT) saiu na frente nas eleições para a presidência da republica e tornou-se a primeira mulher a disputar o segundo turno das eleições presidenciais do Brasil . Com 47 milhões de votos (46,9% dos votos válidos), ela quase se elegeu no primeiro turno. Mas a disputa continua e ela enfrentará o candidato da oposição, José Serra (PSDB), que obteve 33 milhões de votos (32,6%). Outra candidata, Marina Silva (PV), também teve destaque: ficou em terceiro, com 19 milhões de votos (19,3%). Plínio Arruda Sampaio (PSOL) ficou em quarto com 886 mil (0,8%) e nenhum dos outros cinco candidatos teve mais de 100 mil votos.


E se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou a sua digital não for reconhecida pelo sistema biométrico, aquele terá, à sua disposição, a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade do eleitor.A identificação por meio da impressão digital é mais um sistema implantado pela Justiça Eleitoral com vistas a garantir a segurança do voto e à consolidação dos direitos do cidadão. O objetivo desse cadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra. O custo estimado para a implantação do procedimento é de R$ 450 milhões em 8 anos.
Se a sua cidade foi uma das contempladas com as urnas biométricas conte-nos como foi a experiência de decidir o futuro de uma nação com uma "dedada", no bom sentido é claro, lembrando que ainda não acabou, pois, dia 31 ainda tem mais. Por isso, antes de passar o dedo e confirmar, é melhor analisar com muito cuidado vendo os prós e contras dos candidatos que aí estão.
Dizem que futebol, religião e política não se discute, e realmente não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.
Em resumo. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado e País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar com voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam. Por isso, no dia 31 de outubro vote consciente, pois o futuro do nosso pais está literalmente em nossas mãos .
E aí, o que você acha da noticia acima? Será que só por estarem presos essas pessoas não devem usufruir de seus direitos previstos pela lei. Se ainda tem dúvida, veja o que disse Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul que também já foi preso e exilado. “Ninguém conhece uma nação até que tenha estado dentro de suas prisões. Uma nação deve ser julgada pelo modo como trata os mais baixos”. É com essa frase atribuída a Mandela que encerro está postagem e deixo você meditar sobre mais essa questão referente às Eleições 2010.
