



Fui...mas eu volto!! E mais rápido que você imagina.
Porque o Pena não tem pena!!!
O dia de ontem vai ser lembrado como o ano em que o Brasil, literalmente, elegeu um palhaço para o Congresso Nacional. Seu nome TIRIRICA, codinome do cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva, não só foi eleito como foi o candidato com a maior votação entre os postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados em todo País. Pelo PR-SP, ele teve mais de 1,3 milhão de votos. Ou seja, mais que o dobro dos votos do segundo candidato a Deputado Federal mais votado do Estado, Gabriel Chalita, do PSB.
TIRIRICA no total, só fica atrás de Enéas Ferreira Carneiro (que morreu em 2007), presidente do extinto Prona e detentor dos votos de 1.573.112 eleitores para deputado federal nas eleições do ano de 2002. A diferença é que pelo menos Enéas entendia um pouco de política. Já a campanha de TIRIRICA o que reinou foi o deboche e a ironia, que virou um sucesso na internet e tema de todo tipo de discussão, dos debates intelectuais a conversas de botecos. Com essa receita, TIRIRICA conquistou eleitores.
FONTE: ADAPTADO DO JORNAL MANAUS HOJE
É meus amigos, apesar de toda polêmica em torno da questão, a verdade é que o homem foi eleito, isso sem falar de outros ex-jogadores que por causa de sua fama, acabaram conquistando o voto dos eleitores menos esclarecidos. Fica para os pesquisadores e analistas a tarefa de entender ou explicar se foi “voto de protesto”, um exemplo ousado de marketing ou um retrato do sentimento do descaso que o Congresso galgou na sociedade brasileira após anos de corrupção.
O que me deixa menos chateado é saber que existe um processo contra o “abestado” exigindo que o candidato declare por escrito de próprio punho que sabe ler e escrever, quando não tem como comprovar a escolaridade. De acordo com o TRE, TIRIRICA tem 10 dias, a partir de hoje, para apresentar sua defesa e comprovar que sabe ler e escrever. Vamos ver se o bom senso vai prevalecer ou se no final, como diz meu amigo blogueiro André Mansim, o palhaço seremos nós.
Fui...mas eu volto!!