domingo, 9 de janeiro de 2011

As crianças e os palavrões

Ontem fui à festinha de aniversário da minha sobrinha Emily que completava sete anos. Em determinado momento, botei o meu filho Davi no colo e comecei a dar uma volta pelo local na tentativa de fugir um pouco do barulho da caixa de som que estava próximo de nós. Comecei a caminhar entre as mesas dos outros convidados até que cheguei no portão da frente da casa e fiquei observando dois garotinhos que estavam brigando por umas guloseimas que tinha no pratinho de doces, até aí tudo normal, coisa de criança. Foi então que de repente um deles soltou dois palavrões que me deixou abismado (gíria daqui que é o mesmo que boquiaberto). Na mesma hora pensei: “como um garoto desse, que deve ter apenas 9 ou 10 anos, já manda o colega ir tomar no ânus e logo em seguida ir fazer amor consigo mesmo (o popular vai te f#Ω€π), será que eles sabem o que isso significa realmente ou só estão repetindo o que ouviram na rua?” Só sei que depois dessas “belas palavras” o moleque saiu rindo e parecia estar mais aliviado. Quem me conhece sabe que eu não tenho o hábito de falar palavrão... com freqüência, sim porque quem diz que não solta nenhum palavrão ta mentindo, pois até o mais “santo dos santos” de vez em quando deixa escapar um. Isso por que o palavrão é “formado” em uma região do cérebro ligado ao nosso lado mais primitivo e por isso que dizem que o palavrão tem um “poder” libertador, que te desestressa e te coloca nos “eixos” de novo. Só que falar palavrões em excesso, também pode ser um sintoma de doença ou um resultado de danos a partes do cérebro, por isso é melhor não exagerar. E o que fazer no caso das crianças? O palavrão geralmente aparece no vocabulário da criança como uma palavra qualquer, já que não conhece nem entende seu significado. Algo natural no crescimento das crianças que já freqüentam outros ambientes além do familiar, como as escolas, clubes de esporte e principalmente a rua. Assim, ao aprender um palavrão é normal que o repita para as pessoas de sua família e é aí que entra o papel dos pais para que expliquem que estas são palavras feias e que na família não se pronunciam. Todos nós sabemos que é politicamente incorreto e até falta de educação chamar palavrão. Mas também sabemos que em determinadas ocasiões é praticamente impossível evitar dizê-los. O que devemos pelo menos tentar, é maneirar na quantidade, pois hoje em dia tem pessoas que de 10 palavras, 8 são palavrões e aí já é demais. Desse jeito fica difícil exigir das crianças se você não der o exemplo, e criança tem que agir como criança, brincar como criança e falar como criança. Vamos fazer nossa parte para não vermos crianças precoces por aí, falando palavrões como gente grande, iguais aquelas que vi no aniversário da minha sobrinha e muitas outras que tem por aí.
Fui...mas eu volto, afinal, o Pena não tem pena.!!

21 comentários:

  1. Também acho horrível criança falando muito palavrão. Por mais que seja inevitável o contato delas com essas palavras acho que os pais devem orientar e ficar mais atentos a esse comportamento. Acho praticamente impossível banir totalmente tal comportamento, mas acho de extrema importância e bom senso impor alguns limites.

    Beijos e obrigada pela visita ao meu blog. =)

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao post, muito bom, principalmente sua explicação. Que tenha mais sucesso do que já tem em seu blog.

    Peço que me passe seu MSN para conversamos. Sou da Equipe Descoberta Online, em que você visitou. Amanhã passo aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. o duro é que elas parecem que aprendem os palavrões mais fácil que as coisas certas né?
    Hahahahahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Por mais que em certos momentos é inevitável falar palavrão, tudo tem limite. Se adultos que falam exageradamente já é ruim, imagine as crianças?!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Vinicius, ñ tenho MSN mais vc pode me encontrar pelo eph.tst@hotmail.com ou então pelo twitter bastando acessar aí ao lado, abaixo do selo ESSE BLOG MERECE UM OSCAR. To aguardando seus contato ok

    ResponderExcluir
  6. Bem, minha mãe me disse que quando eu era pequena, eu repetia os palavrões que ouvia. Mas iss foi passando ao mesmo tempo que meus pais me ensinaram que isso é feio. Porém, já adulta, solto alguns, não como ofensa, isso raríssimo, mas para expressar algum acontecimento grandioso *_* hehehehe! E sim, os pais devem estar atentos a linguagem que seus filhos usam. Um coisa é você adulto falar, mas sabendo das dimensões, e outra é uma criança que tem na mente que isso é muito legal.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É tudo questão de bom senso né? Acho que é isso que falta pra muitas pessoas, se policiarem na frente das crianças. Gostei muito do blog, a maneira como você escreveu a matéria, colocando imagens deixou a leitura bem mais tranquila.


    http://nadaaverpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Alguns palavrões [ que não são necessariamente palavras grandes, rsrs] são tão comuns, tão banalizados que viram interjeições e outras classses gramaticais, como o famoso "p*&¨%$#". - ilustração: lá na casa da p&¨%$; feio como a p¨%$#, ai meu pé p*&¨% e assim vai. Apesar de eu achar os palavrões palavras como outras qualquer cujo sentido é cultural - alguns se ofendem, outros acham tão natural que nem dão importancia- eu acho palavrão na boca de criança feio, assim como acho feio tb quando falam muita gíria junta - gerando qse um novo idioma - apesar de tb reconhecer esse meio de expressão como característica de uma cultura, um referencia ao pertencimento da pessoa, um identificador para ele e para os outros, como um sotaque, por exemplo.
    É complicado para os pais controlar essas coisas. Creio que o exemplo seja o grande aliado neste caso.
    Eu nunca sabia que palavrão tinha área do cerebro específica e que tinha tanta importância para o alivio das tensões. Achei isso muito legal e interessante. Reflete seu blog.

    To de volta a ativa, no meu e nos blogs queridos,

    Thathí

    Aparece lá.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Em primeiro lugar, o palavrão é colocado num contexto de estravazar a raiva em determinada situação, agora o uso de certas expressões na boca de crianças é prejudicial. É obrigação dos pais, moldar o caracter dos seus filhos, agora... Se você tem o costume de praguejar e xingar feito um marinheiro bebado, não tem como ajudar o seu filho.
    Graças a Deus, que as aulas de educação moral e civica, farão parte da grande curricular!

    ResponderExcluir
  11. Acho ridículo ver adultos ensinando palavrões para crianças...

    Outro dia, me recusei a comentar em um blog, por causa do excesso deles...

    Retribuindo seu comentário no meu blog.

    PS. Meu blog é uma espécie de livro, tem que ler do começo para entender.

    ResponderExcluir
  12. Que todos cuidem bem da educação dada a seus filhos! parabéns! Belo artigo!

    ResponderExcluir
  13. Opa Érico beleza?
    Sou do blog Level Gamed!
    Envie sua dúvida sobre o Left 4 Dead para o e-mail: levelgamed@hotmail.com ok?
    Aí iremos responder o mais rapido possivel!
    Abraços.

    @levelgamed

    ResponderExcluir
  14. Amigo Pena concordo plenamente que falar palavrão é muito feio, mas feio ainda é ver que existe alguns pais que acham lindo quando seus filhos soltam o famoso palavrão e ainda por cima incentivam a falarem. Vejo com vergonha que o respeito estar se esvaindo do meio de nossa sociedade sem preocupação da nossa principal instituição, acredito que cada um deva fazer sua parte e vc como pai sabe o quanto é fundamental repreender seu filho amado.

    ResponderExcluir
  15. É mesmo... Isso é um horror!
    Uma vez, por ex., eu estava na sala de informática da minha escola, e tinha um rapaz no pc do lado, que 95% das palavras que ele dizia eram palavrões! M-E-U D-E-U-S, eu achei um horror...

    Mas o que eu achei a maior coincidência é que hoje eu estava no meu quarto e ouvi algumas crianças gritando na rua palavrões... E novamente, pensei no que será desses futuros adultos que enquanto crianças já se comportam assim...

    É interessante também vc pensar que isso pode ser um indício para a prática do bullying (aquelas revistas de adolescentes às vezes têm bons conteúdos)... Porque é como se as crianças não tivessem noção de respeito... Aproveitando a 'deixa' do bullying, ouça a música "The Kinslayer", do Nightwish, que fala sobre o massacre de Columbine... É forte, mas ao mesmo tempo triste, qdo vc vê a letra...

    Nossa, como eu emendo um assunto no outro hsahaushushusahusa ;x
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela imagem proibido falar palavrão.

    ResponderExcluir
  17. que horror ate hoje em uma palestra na escola o meu colega disse para mim: -cai com a boca no meu pau. que horror e ele so tem nove anos

    ResponderExcluir
  18. e uma vez a minha colega me chamou de cara de cú

    ResponderExcluir
  19. Detesto palavrões. Se as pessoas estão stressadas isolem-se e então soltem ao vento toda a quantiade e qualidade de asneiras, sem molestar quem os acomnpanha. Falo com conhecimento de causa.

    ResponderExcluir