sábado, 23 de abril de 2011

PÁSCOA: Momento de reflexão e mudanças

Sou catequista na paróquia próximo de onde eu moro. Tenho uma turma de crismandos que no fim do mês que vem vão receber o sacramento da Confirmação, também conhecido como O Crisma. Segundo o catolicismo, o sacramento do Crisma celebra o nascimento do cristão, que se torna adulto na fé, membro ativo e co-responsável na vida e na missão da igreja. Algo muito bonito na teoria, mas que infelizmente na prática as vezes é bem diferente.Isso porque no mundo há duas classes de indivíduos, os retos e os ímpios. Os que oram e os que não sabem rezar. Há dois caminhos, que através dos tempos, levam à eternidade: o estreito, que conduz à vida eterna; e o largo que leva a perdição eterna. Aí eu pergunto: que tipo de cristão você é? Que tipo de caminho você está seguindo? Como está sua relação com Deus independente da sua religião? Reflita sobre estas perguntas, afinal estamos na Páscoa e Páscoa significa acima de tudo PASSAGEM, passagem da vida velha para uma nova vida, que, com Deus no coração com certeza será bem melhor.
É como eu sempre falo para meus crismandos, não adianta vir na igreja, assistir à missa, comungar e tudo mais se a pessoa não busca uma mudança de atitude e pensamento, continua numa vida pecaminosa fazendo tudo errado. Dessa forma estaremos sendo hipócritas e dando um contra-testemunho, pois nossas palavras não condizem com nossos atos. O mundo precisa muito buscar mais a Deus e a páscoa é o momento mais apropriado para isso, pois a Páscoa é considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, mais importante até mesmo que o Natal. Entre os Símbolos da Páscoa estão: O Girassol, O Círio Pascal, o Pão e o Vinho, o Cordeiro, os Óleos Santos, o Sino, o Coelho e é claro, os Ovos de Páscoa. Cada um desses símbolos possuem seu significado próprio relativo à Páscoa. Só que infelizmente pra muitos a Páscoa só é uma época de encher a barriga de doces e trocar ovos de chocolate, mais o verdadeiro sentido da festa fica esquecido ou passa “em branco”, perde-se totalmente e vira apenas mais uma data comemorativa em que o comercio lucra milhões com a venda de ovos e doces.
Então é isso, finaliza-se a Quaresma com a comemoração da Páscoa. Aproveite então para fazer uma analise de como está sua vida e sua fé e já que é tempo de renovação, não deixe de realizar a sua também. Mas veja bem, não estou querendo converter ninguém aqui, afinal não sou nem padre e nem pastor, só estou fazendo a minha parte ao anunciar que JESUS CRISTO RESSUSCITOU depois de ter dado a vida para nos livrar do pecado e não custa nada fazer um pouquinho por ele também. Pense bem nisso e nas perguntas feitas acima e no final, a decisão é sempre sua. FELIZ PÁSCOA a todos e até a próxima. Fui... mas eu volto!!

3 comentários:

  1. Olá, querido Pena!

    Lembro-me bem dos meus tempos de catecismo... Entre a turma da primeira comunhão e a crisma... Passei pela perseverança... Uma das palavras mais bonitas... Como tu bem disses... É bem difícil ser um adulto na fé... Há tantos desvios, lágrimas, tristezas... Mas é preciso sobreviver e ter fé sempre!

    Desejo-te uma Páscoa feliz!!!
    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de eu ser evangelico tenho que dizer que o trabalho de catequista é muito especial no dia de hoje e muito importante nesses tempos em que as pessoas estão tão distantes de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Tem um selo pra vc no meu blog!
    Bjo ;*

    ResponderExcluir