sábado, 15 de outubro de 2011

DESABAFO DE UM PROFESSOR (Parte I)

Certo dia, li uma manchete no jornal que dizia “alunos estão há três meses sem aulas”, a reportagem era ilustrada com fotos que apareciam alguns jovens segurando cartazes com frases tipo “queremos estudar” então, o que era pra ser a coisa mais natural do mundo acabou se tornando uma grande incógnita pra mim, pois tal fato me fez até questionar: será que eles querem realmente estudar ou será que só querem ir pra aula?
Não sei se vocês conseguem perceber, mas há uma grande diferença entre as duas sentenças, sim nobres leitores, estudar e ir para aula são coisas tão diferentes quanto água e vinho. Estudar é algo que os estudantes fazem e ir para aula e algo que o aluno faz. Estudante quer obter conhecimento, quer aprender! Já o aluno, quer obter nota e só quer passar, aprendendo ou não. Infelizmente é essa a realidade que eu vejo se manifestando em todas as etapas, desde ensino fundamental, passando pelo nível médio e chegando até mesmo no ensino superior.Ou seja, muda o cenário mais os personagens são os mesmos e cabe ao professor ter que aturar cada figura que visivelmente só está em sala para bagunçar e tirar a concentração de uns poucos que ainda querem alguma coisa com os livros. Mais o que faz um individuo desse em sala de aula? com certeza só está fazendo número, está lá não porque queira mesmo aprender e ampliar seus conhecimentos e sim pela obrigação imposta pelos seus pais e até mesmo pela sociedade.
Como falei anteriormente, essa é uma realidade observada em todas as etapas do ensino, seja publico ou particular, e falo isso com segurança, pois sou professor há algum tempo e estou profundamente entristecido com o nosso sistema de educação que ao invés de estar educando e formando um futuro cidadão, acaba é aprovando um número maior de incapacitados, tudo isso graças às mordomias que faz com quê qualquer um seja aprovado, para isso basta o sujeito não faltar e nem morrer, salvo essas exceções podes crer que ele passará. Nas faculdades é a mesma coisa e como eu também sou estudante universitário, consigo perceber que certas situações que meus alunos fazem os universitários também fazem, a diferença é apenas na idade que eles possuem alguns anos a mais, tirando isso é a mesma falta de respeito com o professor, falta de compromisso com os estudos, bagunça em sala de aula, colas descaradas e realização de exercícios em cima da hora. Bom, pelo menos no caso deles ainda podem alegar que estavam trabalhando o dia todo e que não tiveram tempo para fazer, mais na verdade a maioria não faz é por falta de vontade mesmo.
Mas, é como diz uma professora minha, “temos que respeitar a subjetividade de cada pessoa” e eu concordo plenamente, respeitar sim, aceitar não. Respeitar no sentido de tornar o ambiente mais agradável, agora nem por isso somos obrigados e aceitar comportamentos que possa vir prejudicar nossa vida, seja como aluno ou como professor. E acreditem, há alunos que parecem que nasceram para testar a paciência do teacher e ai que eu me pergunto, por que essa criatura não fica em casa?Agora o mais irônico é que ser professor é uma das profissões mais lindas que há e ao mesmo tempo mais desvalorizadas, em todos os sentidos, mas ainda bem que no meio de tudo isso ainda existe alunos que se comportam como verdadeiros estudantes e fazem valer a pena o trabalho da gente. A todos esses alunos de verdade aqui vai o meu sincero agradecimento e apenas um pedido: estudem sempre e não desistam nunca.
Enquanto aos outros que não querem nada com a História do Brasil (nem com matemática, nem com ciências, nem com geografia, nem com biologia, nem com língua portuguesa, nem com etc..) acho que ta na hora de rever seus conceitos e cair na real, pois é por causa de pessoas como vocês, que fingem estudar, que hoje em dia o mercado ta cheio de péssimos profissionais que não sabem de nada e sabem porquê, simplesmente porque não estudaram... eles só iam pra aula. FELIZ DIA DOS PROFESSORES A TODOS OS MEUS COLEGAS QUE ESTÃO NESSA BATALHA EM PROL DA EDUCAÇÀO DESSE PAIS.
Fui pessoal, mas eu volto.... pois afinal, ainda temos a parte II e o Pena não tem pena :)

5 comentários:

  1. Coitados dos professores né Peninha? São enxotados pela sociedade... Legal esse seu texto, como sempre muito bem escrito, pena que vc anda com uma preguiça monstruosa né?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, professor. Entendo perfeitamente essa diferenciação... Como se não bastasse passar indiretamente por uma série de situações de politicagem, ainda é preciso lidar com alunos que nem sempre sabem o que querem e ainda tentam inverter situações em sala de aula. Aluno é aluno, não tem jeito.

    Parabéns por hoje, Pena!

    ResponderExcluir
  3. Ser professor é um dom,dar aula é uma arte,e muitos professores tornam as aulas um saco,Pena.
    Sei de professores por aí que tem aulas disputadas pelos alunos,mas tudo que vc falou em seu texto está corretíssimo.A profissão está lesada faz muito tempo e nunca foi valorizada como deveria.Quantos aos alunos,a maior parte estuda por obrigação mesmo,o que deveria ser um prazer.
    Afinal o conhecimento é o alimento da mente.
    Parabéns pelo teu dia.
    Centopeia deu o ar da graça...rsrs
    bjka

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, professor! Parabéns pelo seu dia e que você tenha motivações para continuar sempre, pois motivos para desistir... é cruel!
    Parabéns pelo texto, pelas considerações e por tudo!
    DSM
    =**

    ResponderExcluir
  5. Me faz lembrar o discurso excepcional da profª Amanda Gurgel quando dizia que muitas pessoas querem fazer do professor um verdadeiro herói, que vai acabar com todos os problemas do aluno quando na verdade nem mesmo ele se esforça em fazê-lo. O problema da educação no Brasil é antigo e só vem aumentando, isso é notório, a cada dia o governo só faz facilitar o ingresso do aluno na rede pública universitátia, prova disso é o sisu e o vergonhoso sistema de cotas.
    Tentam de todas as formas fazer com que o aluno da rede pública entre na universidade quando na verdade seria muito mais fácil simplesmente investir na educação de nível médio.

    ResponderExcluir