sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O QUE FAZ UM DEPUTADO?

No ultimo dia 16 começou mais um horário eleitoral gratuito no rádio e na tv. Com isso começamos novamente ser “metralhados” por todo tipo de bizarrice e apelo eleitoral com o intuito de conquistar o seu, o meu, o nosso voto. Mas com certeza, nenhuma tem gerado tanta polêmica, por ser tão direta, engraçada e super sincera, como a do TIRIRICA, que já virou até hit na internet e é o assunto mais comentado no momento. “O que faz um Deputado federal? na realidade eu não sei! mas vote em mim que eu te conto.” Esse é apenas um trecho da campanha eleitoral do Tiririca que quer ser Deputado Federal sem nem ao menos saber o que um deputado faz. E você sabe pra que serve um Deputado, seja Estadual ou Federal? Muita gente não sabe e confesso a vocês que até eu tinha minhas minhas dúvidas, mais depois de ver a propaganda do TIRIRICA, resolvi dar uma pesquisada para sair da ignorância de uma vez por todas. Acompanhem abaixo um resumo do que encontrei:

DEPUTADO ESTADUAL


O deputado estadual, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é o representante do povo na Assembléia Legislativa de seus Estados. Cabe ao deputado estadual o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais estaduais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, e emenda à Constituição estadual, além de outras competências previstas em leis.O tempo de permanência, ou mandato, dos deputados estaduais, é também de quatro anos, podendo concorrer a sucessivas reeleições sem limite de vezes. Os deputados possuem gabinetes nas Assembléias e costumam manter escritórios regionais em suas cidades ou regiões de origem para manter contato com a base eleitoral.O código eleitoral brasileiro permite também ao deputado estadual mudar de partido durante o mandato.


DEPUTADO FEDERAL

Os deputados federais são os representantes nacionais populares e devem decidir sobre as matérias de competência legislativa da União, além de exercer a fiscalização dos atos do Poder Executivo, tudo dentro dos termos constitucionais.O mandato é do deputado federal é de quatro anos, e ele pode concorrer a sucessivas reeleições. A lei brasileira permite, ainda, que o deputado federal mude de partido no decorrer do seu mandato.Além dos gabinetes na Câmara, os deputados federais mantém escritórios em suas bases eleitorais nos Estados de origem. Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para elaboração de nova Constituição).De acordo com a legislação em vigor, os deputados federais são eleitos por Estados. Cada Estado tem uma representação proporcional à sua população, com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados por estado – incluindo o Distrito Federal.
Fonte: GAZETA DO POVO ONLINE

Bom, se você leu tudo, agora deve ter pelo menos uma ideia da função dos deputados. E pra finalizar, quem quiser ver o video da campanha mencionada, acesse http://bit.ly/ds2Lek e tire suas próprias conclusões de quem é o abestado da história: O ELEITOR OU O CANDIDATO? Eu digo, sem nenhuma pena, que acho que não é o TIRIRICA e sim quem votar nele.

Por hoje é só pessoal, fui...mas eu volto!!

11 comentários:

  1. Amigo, esse assunto tem me assombrado bastante, eu acho uma sacanagem um cara tipo o Tiririca, a Mulher Melão, Mulher pêra, Vampeta e outros do mesmo calibre, poderem se candidatar, e o pior é que o povo que não tá nem aí, ainda vota num cara desses !!!
    Amigo só vai mudar quando o voto não for obrigatório.

    Obrigado por comentar no meu blog! Sabe aquele assunto de bulling, quando não existe violência, na minha opnião não deve ser o monstro que pintam, eu fui um dos mais bullingados da minha classe e apesar de na época ter até chorado muitas vezes, eu não tenho seguela nenhuma disso!
    E sempre fui feliz com meus outros amigos esquisitos!!

    Ah... e pela sua fotinha vc é meio esquisitim, hahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Bastante esclarecedoras as tuas definições, mas eu ainda prefiro a do Tiririca, bem mais a cara do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. vale a pena investir pro tiririca nos contar

    ResponderExcluir
  4. ashuhuasuhsausauhashu' esse tiririca é doido mesmo! mais são milhares de pessoas que votam e não sabem o que faz realmente um deputado federal! seu post esclareu muito esse assunto!
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Esse tiririca é a graça dessa eleição, o verdadeiro palhaço que faltava nesse circo, gostaria q ele se elegesse... um a mais que não entende de política não vai fazer diferença... 80% dos políticos não entendem de política mesmo...

    http://deixakieto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, acabei de ler um post quase idêntico a esse. Achei que era até do mesmo autor,rs.

    ResponderExcluir
  7. depois de ver Clodovil se tornar deputado federal semt er ao menos um projeto de governo não duvido que o tiririca consiga se tornar um.

    esse país precisa aprender a votar (e rápido, senão todos nós nos ferramos)

    ResponderExcluir
  8. Ninguem merece Tiririca canditado! e como ainda ha muito analfabeto politico nesse país nao duvido nada q ele ganhe!
    Essa eleiçao é a pior pra mim em termos de opçoes de canditado! até agora o nulo ta sendo o numero nas minhas escolhas! rsrs
    beijos alvinegros

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marco,

    Rarefeito assisto televisão (uma opção), mas também não posso assumir um papel de neutralidade e fugir das notícias, das fatos. Uma vez que, entendo como política a forma mais eficaz para gerar alguma mudança neste status quo. Desta forma, achei muito instigante tratar sobre tal assunto no blog, eu confesso que mantinha alguma ignorância a respeito de alguns fatores do que podem ou não podem fazer, ficaram esclarecidas. Bom, este é um assunto que dá panos para manga, numa boa prosa, que inclusive precisamos marcar. Bom, um assunto desconexo, tem um selo para você no blog.

    Uma excelente semana e sucesso!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Não precisamos de deputados,nem estadual e nem federal.pra elaborar leis faz votação igual fez para o desarmamento.Assim economizamos dinheiro pra pagar faculdade pra pessoas formarem pra ser bons professores.Só fala em educação mais neste pais professores competentes,principalmente no interior não tem,é professor de ssegundo grau dando aulas pra segundo grau,agora eu pergunto como a educação vai ser igual pra pobre e rico,falar é fácil o difícil é fazer.Tem tanta gente inteligente neste país pra dar idéias,como deve ser feito,acho que nem precisa de senadores,precisamos mesmo é de bons educadores.No país todo,o povo precisa aprender a votar.

    ResponderExcluir