
DIFERENÇAS DESCONHECIDAS

Apenas o nome, pois os efeitos são os mesmos para o cálculo e proclamação dos eleitos. Após a Constituição de 1988 os votos brancos foram equiparados aos nulos, ou seja, também foram subtraídos para o cálculo dos votos válidos. Antes disso, apenas os nulos não eram considerados. Além disso, importante lembrar que a anulação do voto não é uma tarefa simples para o eleitor, isto porque o teclado da urna de votação não contém tecla específica para a anulação do voto. Nele constam as dez teclas dos números (0 a 9) e outras três com a seguinte inscrição: branco, corrige e confirma. Assim, para anular o voto o eleitor tem que votar num número inválido (00 por exemplo) e repetir este número assim que a urna informar que o número é incorreto. Só assim se anula o voto no sistema eletrônico de votação. Voto nulo, portanto, é o resultado da expressão livre e consciente do eleitor para anular seu voto. Já a nulidade do voto ou da votação se dá apenas quando a Justiça Eleitoral profere decisão nesse sentido, nos casos de fraude, abuso, corrupção, etc. O que são os votos válidos? São os votos considerados para a proclamação do resultado das eleições, que se tem com a subtração dos votos brancos e nulos, do total de votos apurados. Assim, caso ocorresse a absurda hipótese de tal cálculo resultar na apuração de apenas 5 (cinco) votos válidos para a eleição presidencial, bastaria 3 (três) míseros votos para que determinado candidato se elegesse em primeiro turno.
Afinal de contas as eleições são ou não canceladas se houver mais de 50% de votos nulos?

Não anula, e essa é uma informação incorreta sempre propagada às vésperas de cada processo eleitoral, quando os eleitores são atingidos pela pregação do voto nulo, por pessoas que buscam incitar o eleitor a demonstrar sua ira cívica, sua possível repulsa à classe política com a anulação do voto. A princípio, até pode parecer uma boa forma de manifestação política, haja vista que a campanha também procura informar que a anulação – pelos eleitores - de mais da metade dos votos, resultaria numa renovação do pleito. Contudo, pode-se assegurar que tal manifestação, mesmo que perpetrada por mais de 50% do eleitorado, não traria qualquer efeito prático, ou melhor, a pretendida anulação da eleição. Assim, como a proclamação do resultado se dá com base exclusiva nos votos válidos, não importa quantos sejam, pois não há norma específica que estabeleça um percentual de votos nulos para a anulação do pleito. A remota hipótese posta na resposta à primeira pergunta, portanto, não é absurda quando aplicada à legislação disponível. Os pregadores do voto nulo têm equivocada compreensão do teor do art. 224 do Código Eleitoral, que dispõe sobre a renovação do pleito nos casos em que a nulidade atingir mais da metade dos votos. O dispositivo se refere apenas às nulidades indicadas nos artigos anteriores da mesma lei (220 a 222), ou seja, se refere àquelas resultantes de fraude na votação, compra de voto, abuso político, abuso de poder econômico, etc. O dispositivo, portanto, trata de assunto que tem conceito distinto do “voto nulo”, cuida ele das hipóteses de “nulidade da votação”. Conforme já esclarecido no questionamento acima, voto nulo é o resultado da expressão livre e consciente do eleitor para anular seu voto. Já a nulidade do voto ou da votação se dá apenas quando a Justiça Eleitoral profere decisão nesse sentido, nos casos de fraude, abuso, corrupção, etc. Portanto, campanha de voto nulo é balela contra o eleitor desinformado, pois não anula o pleito.
Fonte: http://www.revistacircuito.com/
Fonte: http://www.revistacircuito.com/
É isso aí nobres amigos, durante essa época de eleição, o http://www.blog-do-pena.blogspot.com/ vai tentar trazer até vocês alguns esclarecimentos para que não sejam enganados na hora de exercer esse papel tão importante para a nossa democracia. Fiquem ligados nas próximas matérias.
Fui...mas eu volto!!
Fui...mas eu volto!!
tá certo
ResponderExcluirminha vó com seus 76 nem vai mais de desanimo
Anular voto pra mim é votar em candidato que está na frente das pesquisas sem seguir o candidato que realmente vc confia, isso pra mim é anular voto. Votemos conscientes politicamente e eticamente. Por que continuar votando nas mesmas pessoas?
ResponderExcluirem eleiçoes gosto de sair no lucro, sempre tento vender meu voto, mas ninguem compra, por isso eu anulo :D!
ResponderExcluiré, faz pouco tempo que descobri a verdade sobre a não anulação da eleição com os votos nulos. ficamos cada vez mais sem alternativas. sem nenhum método de anular a eleição. tendo que aceitar que nenhum dos candidatos de não estão preparados assuma o cargo.
ResponderExcluirAbçs!!!
antes de dar minha opinião a respeito, te pergunto amigo Érico qual a sua opinião a respeito de tudo isso????
ResponderExcluirBom...confesso que desde que tirei o título só anulo meu voto mas nos últimos anos vim me informando mais a respeito e cheguei a conclusão de que não vale a pena. E se realmente estamos revoltados com a situação política, a melhor coisa a fazer por exemplo,é votar em algum candidato que seja visivelmente fraco pra ganhar a eleição, assim também estaremos manifestando nossa opinião crítica, pois não vale a pena rotular todos os políticos pois nem todos são iguais!
t=
Adorei a postagem Érico!
Vc fez uma observação muito interessante meu caro amigo: o processo eleitoral não é nada democrático! Se você é obrigado a votar em alguém e não pode exercer, através do voto, a sua opinião de "nenhum ai serve. Que se façam novas eleições com novos candidatos" não há de fato uma democracia. É mais uma "lenda", uma ilusão, e discurso demagogico a tão cultuada democracia. É uma impossibilidade total do anarquismo como meio de governo. Apesar que eu creio que mesmo que fossem anulada as eleições pelos votos nulos as pessoas não o fariam. Não nessa sociedade mecanizada que temos hoje.
ResponderExcluirA política tah virando uma esculhambação, ninguém respeita mais e pior, ninguém liga mais. Até tiririca está saindo candidato - fazendo um discurso ridiculo que mostra a afirmação acima, entre outros é claro! O povo, erroneamente, como meio de protesto, estão elegendo pessoas que são uma verdadeira piada, literalmente. Ao invés de tentar dar um pouco mais de dignidade e de seriedade política votando em pessoas um pouco mais comprometidas com as pessoas, elas estão simplesmente desistindo do processo eleitoral. É uma pena. Prefiro não pensar muito a respeito de como tudo é uma mentira manipulada e de como nos servimos de bonecos tantas vezes diante de inverdades perpetuadas em discursos inverídicos. Se for pensar nisso a gente enlouquece e se frusta completamente por não poder fazer nada diante de tantas mentes alienadas.
Anem... vou ter que votar agora... ¬¬
ResponderExcluiroo vida...
Melhor Free
tiririca tá ae!
ResponderExcluirPutz, eu prefiro votar em branco, do q votar em qm eu não tenho confiança~, eu ja o escolhi o do presidente e de um deputado, se eu ficar irritada ou confusa com esses eu vou votar em branco, o resto ainda está em branco, até q um canditado me engane muito bm...
ResponderExcluirVotem no Tiririca, pois pior do está não fica.
ResponderExcluir