terça-feira, 26 de outubro de 2010

ELEIÇOES 2010… E LÁ VAMOS NÓS!

O PLEITO DE 2010 CHEGA À SUA RETA FINAL!!
No próximo dia 31, mais de 135 milhões de brasileiros voltarão às urnas para escolher o seu futuro presidente e em oito estados ainda haverá a escolha para governador. Para quem acompanha o blog do pena, sabe que no decorrer desses últimos meses tivemos várias matérias sobre o pleito de 2010. Foram diversos questionamentos referentes às eleições e política que tentei responder da maneira mais simples e direta, por isso, venho através desta fazer um pequeno resumo de como se encontra o quadro político brasileiro no atual momento. A candidata Dilma Rousseff (PT) saiu na frente nas eleições para a presidência da republica e tornou-se a primeira mulher a disputar o segundo turno das eleições presidenciais do Brasil . Com 47 milhões de votos (46,9% dos votos válidos), ela quase se elegeu no primeiro turno. Mas a disputa continua e ela enfrentará o candidato da oposição, José Serra (PSDB), que obteve 33 milhões de votos (32,6%). Outra candidata, Marina Silva (PV), também teve destaque: ficou em terceiro, com 19 milhões de votos (19,3%). Plínio Arruda Sampaio (PSOL) ficou em quarto com 886 mil (0,8%) e nenhum dos outros cinco candidatos teve mais de 100 mil votos.
Haverá segundo turno para escolha de governadores nos estados Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima, além do Distrito Federal. No Senado, a base de apoio ao atual governo cresceu. O numero de governistas cresceu de 41 para 49, enquanto o de opositores caiu de 36 para 25. O mesmo vale para a Câmera dos Deputados, a quantidade de deputados dos partidos da coligação de Dilma subiu de 297 pra 311, enquanto o da de Serra caiu de 156 para 136.
Na disputa para os cargos de Deputado Estadual e federal, destaque para a participação de celebridades. O candidato a Deputado Federal mais votado do Brasil foi o humorista TIRIRICA (PR/SP) com 1,3 milhão de votos. As eleições legislativas, aliás, foram marcadas pela participação de candidatos barrados pela lei Ficha Limpa. Apesar de o Tribunal superior Eleitoral (TSE) ter anunciado que consideraria válida a lei que veta a participação dos políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, muitos obtiveram permissão para ter o nome na disputa eleitoral entre eles: Paulo Maluf (PP/SP), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), Jader Barbalho (PMDB/BA) e João Capiberibe (PSB/AP).
Dos 135.804.433 de eleitores, 18% não participaram da maior eleição já realizada no Brasil. A organização da votação e a velocidade da apuração receberam elogios. Em 5 horas, 97% dos votos haviam sido computados. E nos 60 municípios em que o sistema biométrico (que identificam o eleitor com base nas impressões digitais) foi testado, 93% dos eleitores foram identificados com sucesso.
Então é isso pessoal, acho que nosso próximo encontro já será para comentar sobre o novo Presidente da República e trazer outras noticias sobre o fim das eleições 2010. Então até lá boa votação, evite votar em branco ou nulo e não se esqueça de levar seu documento com foto e o título de eleitor.
Fui... mas eu volto!!

7 comentários:

  1. Não sendo brasileiro, sigo isso tudo com atenção.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente meu carissimo amigo eu estou tomada por uma indecisão permanente nesse segundo turno. Se por um lado não quero q a Dilma vença, por outra não quero que o Serra ganhe. Olhe só o meu dilema.. rsrs
    Pra ser sincera eu ainda não sei quem será meu candidato amanhã.
    Essas eleições foram marcadas por infantilidades, bizarrices e palhaçada(maneira figurada e literal tb).
    E pensar que já tiramos o poder de um presidente... Parece até que é historia inventada..
    Mas vamos ver no que vai dar né? Aguardemos as cenas dos proximos capitulos...

    ResponderExcluir
  3. Aqui é Dilma na cabeça! Em 8 anos o Brasil progrediu, se tornou destaque na economia mundial, tudo graças ao atual governo. Não se troca time que está ganhando! Basta ver como o PSDB deixou o país, num estado que com muita força foi revertido. Claro que em todo partido tem uma banda podre, o PT não é excessão, mas ainda assim é onde se encontram as melhores pessoas. Tivemos o primeiro operáiro eleito presidente, agora tá na hora de termos a primeira mulher!

    Bom Dilma, companheiro, e abraços!
    http://coolercheio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. dilma está sendo apontada já vencedora,
    mas assim como o primeiro turno este tb será cheio de surpresas...

    mas esta eleição foi uma porcaria..só tem briga tdos os anos....
    kd os projetos convicentes?

    http://www.premiom3.com/
    Ganhe R$ 100,00 com seu blog
    participe do Melhores de 2010.
    e ganhe premios e uma bela valorização para seu blog.

    >> http://www.premiom3.com/2010/09/inscreva-se-ja.html

    ResponderExcluir
  5. Eu, sinceramente, não queria nenhum dos dois no poder; não acho Dilma uma mulher preparada para tal coisa, e o Serra esquecerá o nordeste. Então me vejo diante de uma grande indecisão, e vou votar daqui a 1h. Está complicado. Mas não deixarei de votar! Esse é meu direito e dele não abro mão!

    ResponderExcluir
  6. Ficha Limpa deveria ser séria!!!
    Sou a favor do voto facultativo.
    Abraço

    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  7. Eu votei no Serra. Ele não ganhou... :( Não gosto da Dilma... Nem um pingo!!! Mas o povo escolheu... Está escolhido!!!

    ResponderExcluir