terça-feira, 19 de outubro de 2010

IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA: A votação do futuro!!

Nas eleições deste ano, 60 municípios do País utilizaram o sistema biométrico de votação e os testes foram considerados positivos. Foram cerca de 1,1 milhão de votantes que utilizaram esse método e 93% foram identificados com sucesso. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que a biometria seja implementada em todo o País até a eleição de 2018. Para se ter uma idéia do grau de segurança, basta lembrar que uma única digital pode ser utilizada para identificar uma pessoa. O novo sistema registrou as imagens das impressões digitais de todos os dedos das mãos além a fotografia. No dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a identidade do eleitor era ratificada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. E se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou a sua digital não for reconhecida pelo sistema biométrico, aquele terá, à sua disposição, a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade do eleitor.A identificação por meio da impressão digital é mais um sistema implantado pela Justiça Eleitoral com vistas a garantir a segurança do voto e à consolidação dos direitos do cidadão. O objetivo desse cadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra. O custo estimado para a implantação do procedimento é de R$ 450 milhões em 8 anos.Se a sua cidade foi uma das contempladas com as urnas biométricas conte-nos como foi a experiência de decidir o futuro de uma nação com uma "dedada", no bom sentido é claro, lembrando que ainda não acabou, pois, dia 31 ainda tem mais. Por isso, antes de passar o dedo e confirmar, é melhor analisar com muito cuidado vendo os prós e contras dos candidatos que aí estão.
Fui...mas eu volto!!

7 comentários:

  1. Não conheço ninguém que teve acesso à esse tipo de voto mas é bom ver que finalmente há certa preocupação com o voto, sempre pensei que era muito fácil alguém votar em lugar de outra pessoa. Esse ano já melhorou um pouco, com a obrigatoriedade de apresentação de documento com foto.

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso o Brasil tem que se orgulhar, não sei se a urna sempre foi apurada sem problemas de irregularidades, mas acredito que seja o melhor mesmo utilizar a tecnologia para isso tambem.

    Abraço brother

    Se quiser visitar o meu, fique a vontade.

    http://interatividadeoculta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também não conheço ninguém que votou assim, mas será ótimo daqui a alguns anos quando todos puderem votar, principalmente para evitar fraudes.

    ResponderExcluir
  4. Pois... Isso é grandioso. Foi-se o tempo das fraudes e tudo mais. Porpem o mais importante é a conscientização da população sobre em quem votar... Para não fazer lambanças... Desse modo, aí sim, teremos uma democracia plena.

    wlw! Pena!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Este é realmente um motivo de orgulho para os brasileiros. Mas, aqui por Santos n vi a novidade =P
    Um forte abraço, meu amigo.
    Vai lá no blog pra participar do sorteio que tá rolando. N fica de fora!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não passou a novidade por aqui. :(
    Deve ser divertido (aqueles q nunca cresceu...)
    Mas é um dispositivo eficaz na identificação do eleitor. Como disse nicelle, mais um orgulho para o brasileiro. Eu completo, mais um motivo de inveja para os estados unidos.
    Abraço
    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Aqui ainda não chegou as urnas biométricas. Essa novidade é maravilhosa, um avanço, assim evita que o eleitor vote no lugar de outro.
    Abraço

    ResponderExcluir