sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O direito ao voto dos presidiários.

REGULAMENTADA VOTAÇÃO PARA PRESOS PROVISÓRIOS, MAS EM MUITAS PENITENCIÁRIAS O PLEITO NÃO SERÁ REALIZADO.
O voto é um direito previsto na Constituição Federal para os presos provisórios, aqueles que não foram julgados ou que ainda podem recorrer de condenações. Apesar de ser direito desde 1988, foi somente este ano que o Tribunal Superior Eleitoral regulamentou e ofereceu condições para que todos os detidos nestas condições participem efetivamente do processo. Mesmo assim, em muitos presídios de diferentes estados, não haverá votação para o segundo turno, da mesma maneira que não houve para o primeiro também.
Os governos alegam que não podem garantir a ordem durante o pleito. Este é um dado muito preocupante. Se é um estabelecimento de segurança, como não tem condições de garantir a segurança de um pequeno grupo de mesários? Estranho né? e além da falta de segurança, em muitos centros foi constatado que os detentos não tem documentos e, portanto, não podem participar. Segundo a juíza da 16° ara Criminal, Kenarik Felippe, “não tem sentido manter um preso sem documentos, é obrigação do Estado garantir isso”.

Fonte: Jornal Folha UniversalE aí, o que você acha da noticia acima? Será que só por estarem presos essas pessoas não devem usufruir de seus direitos previstos pela lei. Se ainda tem dúvida, veja o que disse Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul que também já foi preso e exilado. “Ninguém conhece uma nação até que tenha estado dentro de suas prisões. Uma nação deve ser julgada pelo modo como trata os mais baixos”. É com essa frase atribuída a Mandela que encerro está postagem e deixo você meditar sobre mais essa questão referente às Eleições 2010.
Fui...mas eu volto!!

8 comentários:

  1. Penso o seguinte, dependendo do crime que o cara cometeu, ele tem direito sim, mas em casos de crimes hediondos sou totalmente contra. Exemplo, já pensou se o PCC lança um candidato e os bandidos votam em peso nele? Mas tá ae uma questão bastante polêmica, que vai levantar muita discussão. Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  2. Se o cara não foi julgado e condenado ele ainda é considerado inocente, então ele segundo a lei, tem os mesmo direitos que nós!
    Hahahaha, mas a charge do Jean ficou muito legal, hahahaha. Coitados dos carcereiros! Hahahahahahaha.

    Boa postagem Peninha, hahahaha, seu blog é sempre bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu amigo!!!
    Vim te desejar uma ótima semana =)
    Sobre o post, o André falou tudo, tb concordo que esses presos tenham o direito de votar como qualquer outro brasileiro.
    Um forte abraço e te espero lá no blog.
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. faço das palavras da Nicelle as minhas...
    e quero tbm elogiar por todas as outras postagens que são muito interessantes e bem elaboradas!

    dá um pulinho no meu cantinho:

    http://meninofabuloso.blogspot.com/

    abração!

    ResponderExcluir
  5. Os presos tem que votar... eles tem direito de colocar os superiores deles em brasilia oras....

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo, ótimo final de semana pra vc.
    Aparece lá no blog ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa frase do Mandela diz tudo. Tudo bem, que na cadeia tem de tudo, como exemplo de maior pervesidão existente: Fernandinho Beira-Mar. Poré, é dever do Estado garantir o exercício do direito de seus cidadãos, mesmo estes sendo prisioneiros.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Érico, assunto muitissimo pertinente viu?
    Eu achei ótima sua matéria e as sacadas que vc teve diante de certas afirmações da Justiça.
    É mesmo um absurdo que qdo o cidadão esteja sob a tutela do Estado seja o momento em que ele fica mais desamparado!
    Nem acesso a cidadania através de documentos eles t~em. O descaso é total e digo mais: a farsa do sistema penal é evidente nessa sua postagem.
    É mais um quesito da lista " vergonhas do Brasil".
    é nessas horas que as pessoas mais sensiveis percebem pra que serve o sistema penal de fato: reter uma parcela dos pobres longe das vistas e dos locais de luxo e deleite da elite.
    O sistema penitenciário do Brasil é uma vergonha e se não for tomadas providencias urgentes não vai ser o Tiririca que vai virar piada no cenário brasileiro.
    Só não o é ainda graças a ignorancia do povo que eles movem todas as forças possiveis para manter nesse estado de completa manipulação. É o grande teatro de fantoches chamado Brasil.

    falando em penitenciário e em quem anda preso, a postagem do Abrindo a Cabeça anda por essas bandas tb. Estamos discutindo algo proximo. Estou esperando vc lá pra meter o bedelho e soltar o verbo.
    Até mais.
    __
    http://coracaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir