quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O que é Política?

Vivemos hoje em um momento em que a política é questionada, pois, ela é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos. Mas, não podemos confundir que política é simplesmente o ato de votar, pois, nossa ação política está presente em todos os momentos da vida, seja nos aspecto privado ou público. Dizem que futebol, religião e política não se discute, e realmente não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.
Estamos fazendo política como tomamos atitudes em nosso trabalho, quando estamos conversando em uma mesa de bar ou quando estamos bebendo uma cerveja após uma "pelada" de futebol. Estamos fazendo política quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas ou nas "Febens" da vida. Conhecemos o Estatuto da Criança e do Adolescente? ou o Código do Consumidor?, a nossa Constituição, nem pensar e grande demais. E que dizer das leis transito que estamos a todo momento desrespeitando?
Vejamos o que diz a pensadora e filosofa alemã Hannah Arendt: "A política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo maior para a sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio. Tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo". Para ela, a tarefa da política esta diretamente relacionada com a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade. Em resumo. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado e País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar com voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam. Por isso, no dia 31 de outubro vote consciente, pois o futuro do nosso pais está literalmente em nossas mãos .
Fui....mas eu volto!

9 comentários:

  1. Adorei o blog. Tem inteligente. Escreve muito bem. Espero seu comentário. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você.. Não so vivemos na politica constantemente, como dependemos dela!!.. Votar consciente é uma obrigação de quem quer melhorias..

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Peninha, isso mesmo! Sabe, eu não escrevi naquele post que postei ontem o todo da conversa com a irmã Marcia, mas ela entrou na questão do que é política e isso tudo o que vc falou ela também falou. É bom saber que vc é um rapaz que sabe o que fala e tem idéias boas! Parabens por mais esse post.
    Sabe depois que eu virei blogueiro eu conheci muita gente boa que fala coisas boas e pensa coisas boas, e vc é um dos melhores!
    Isso mesmo!

    ResponderExcluir
  4. conheço alguns políticos de fato que trabalhamn com isso, s´~ao realmebnte raros...

    ResponderExcluir
  5. é por isso que não votei no tiririca

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pena!!!!

    Pois... A política faz parte de nossa vida, e é nosso dever fazer com que ela ajude nossa vida. Porém muita gente se vende por muito pouco, uma ajuda aqui e outra acolá... Esquecem que essa pequena ajuda, na verdade, é um golpe para todos... Sentido nos quatro cantos. Políticos ruins existem aos milhares... E dizem que uma maçã podre estraga uma cesta inteira... Infelizmente, estou insatisfeita com todo esse cenário de lama...

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Peninha, meu amigo, o problema é quando a gente fala, fala, fala, e as pessoas não estão nem aí! Aí dá Pena, opa! quer dizer... dá pena da situação e do Brasil.
    Mas eu vou votar no Serra pra ver se as coisas mudam pelo menos na corrupção. A Dilma não dá né?!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Verdade, eu até que tento votar de forma consciente, mas a verdade mesmo é que as opções estão bem difíceis...rs

    Grande abraçoooo!

    http://paulaviveravida.blogspot.com/

    ResponderExcluir