quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O QUE FAZ UM SENADOR?

E o blog do Pena está de volta trazendo para vocês mais esclarecimentos sobre assuntos pertencentes as eleições 2010. Dessa vez, nossa matéria vai falar sobre a função dos SENADORES, pois, muita gente também não sabe o que faz um senador.
Como eu não sou nenhum expert no assunto, procurei, em algumas fontes confiáveis, mais informações sobre essa questão que espero serem útil para pessoas que assim como eu, buscam conhecer coisas novas. Acredito que aprender sobre assuntos relacionados à política é grande importância, sobretudo agora, no atual momento que vivemos. Então, vamos ler com atenção e saber um pouco mais sobre a função dos Senadores.
No Brasil há um total de 81 senadores – eleitos para mandatos de 8 anos, sendo que a cada 4 anos uma parte (1/3) é renovada. A representatividade (3 senadores por estado) é igual para cada um dos 27 estados brasileiros.
Diferente dos deputados, responsáveis por representar os eleitores, os senadores defendem os Estados dentro da Federação. Entre os seus principais afazeres, estão: aprovar a verba destinada ao Governo, analisar e propor leis e fiscalizar as ações e gastos do Executivo. Julgar ministros e o presidente da república em crimes de determinada relevância também fazem parte das possíveis ações desses parlamentares.
Cabe ao senador também:
-Discutir e votar o Orçamento da União (quanto o país irá gastar na saúde, educação, infra-estrutura, saneamento, segurança pública, etc);
- Discutir e votar projetos de lei de iniciativa do Presidente da República e dos tribunais superiores;
- Atender pessoalmente, ou através dos seus assessores, os seus eleitores, segmento social ou região, sempre que possível, ouvindo pedidos e encaminhando-os aos órgãos governamentais ou apresentando-os em plenário;
- Convocar os ministros de Estado para prestar, pessoalmente, informações sobre assuntos previamente determinados;
- Fiscalizar e controlar os atos do presidente;
De acordo com o site
Contas Abertas, cada senador custa aos cofres públicos R$ 168.820,42 por mês por meio de salários, verba de gabinete, verba indenizatória, auxílio moradia, conta de telefone e correio, gastos com passagens, gastos com combustível, carro com motorista, gráfica e assistência médica.
É muito dinheiro pessoal, que muitas vezes nem são gastos exatamente com isso! Então meus amigos, antes que façamos alguma besteira que vá durar por oito anos, é melhor pesquisar a história dos candidatos, no intuito de acertar nossas escolhas. É acima de tudo, além de conhecer é necessário votar consciente para votar certo (se é que isso ainda é possível).
Fui...mas eu volto!!

6 comentários:

  1. Legal a iniciativa do blog! Há muitas eleitores que precisam ler isso.

    http://analisefc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Diferente dos deputados, responsáveis por representar os eleitores,...
    Que eu saiba, deputado é um vereador a nível estadual e federal, ou seja, fazem leis (poder legislativo). Quem representa o povo são prefeitos, governador e presidente e os fdp do senadores mesmo (poder executivo). Ou não.

    ResponderExcluir
  3. Muito pertinente sua matéria
    É importante que saibamos para que são pagos os políticos. Pelos menos na teória cada um tem suas funções. Mas na prática...
    tem a mesma função:
    Roubar o povo
    (não generalizando é claro)

    Abs
    Leandro Lago
    http://poeta-bastardo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. fiscalizar o presidente...é uma boa^^

    Num futuro próximo:
    Vote no Tiririca para senador, vc sabe o que faz um senador? Não? Então vota em mim que se eu ganhar eu te conto ¬¬

    ResponderExcluir
  5. é por isso que eu só voto no povo do PSTU...
    é melhor do que anular, votar em branco ou votar nesse povo que só quer vida boa...
    adorei essas sua matérias sobre as eleições...
    quem sabe o povo se dê conta e vote conscientes não se iludindo com prosamim da vida...até hoje esperamos metrô de superfície!!!
    t+

    ResponderExcluir
  6. vcs sao todos burros

    ResponderExcluir