
Todos os brasileiros que tenham entre 18 e 70 anos. Para quem tem entre 16 e 18 anos e mais de 70 o voto é optativo.
Como saber se o título está regularizado?
É possível entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) para conferir a situação. Só tem o título cancelado quem faltar a três eleições consecutivas sem justificar.
O que é voto em trânsito?
A partir de 2010, o eleitor que estiver fora do seu domicilio eleitoral poderá votar em outros locais. Por enquanto, apenas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal será possível encontrar as urnas destinadas a estes eleitores. O prazo para pedir o voto em transito se encerrou em 15 de agosto. Os eleitores em transito poderão votar apenas para presidente.
Fui convocado para ser mesário. O que acontece se eu não me apresentar?
Terá que apresentar uma justificativa ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição. Quem não apresentar no prazo está sujeito à multa de R$ 35. Servidores públicos e autárquicos que faltarem terão 15 dias de suspensão de trabalho.
Posso votar com a camisa do candidato?
Sim, com camisetas e adereços como boné, mas é pedido que o eleitor faça silencio e não fique muito tempo dentro da zona eleitoral. A “cola” também é permitida, por isso pode levar informações anotadas sem problema.
Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?
Sim, pois cada turno é considerado uma eleição distinta. Cada turno perdido deverá ser justificado.
Estou em outra cidade. Como faço para justificar?
Pode-se justificar a ausência de seu domicilio eleitoral no dia da votação indo a qualquer zona eleitoral próxima, ou posteriormente. Justificando no dia da eleição não há multa. Para justificar posteriormente, é necessário ir ao cartório de sua zona eleitoral e justificar a ausência. Sem justificativa, é cobrada uma multa. O prazo para justificativa do primeiro turno é de 2 de dezembro e para o segundo turno 30 de dezembro.
Fazer “boca de urna” é crime?
O individuo que for flagrado fazendo campanha política (uso de alto-falantes, amplificadores, comício ou carreata, distribuição de material de propaganda política ou aliciamento, coação ou manifestação que influenciem na vontade do leitor) poderá ser punido com detenção de 6 meses a 1 ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade após pagamento de multa.
Posso entrar acompanhado de crianças na urna?
Sim, crianças de colo e pequenas podem acompanhar o eleitor. Idosos e deficientes físicos também podem entrar acompanhados na urna. É necessário pedir autorização ao presidente da seção.
Analfabetos votam?
Sim. Quem não assina pode rubricar com o polegar direito.
Ninguém pode ser preso no dia da eleição?
Nenhum mandado de prisão pode ser cumprido no período entre os 5 dias que antecedem a eleição e nas 48 horas posteriores ao pleito, exceto em casos de flagrantes ou sentença condenatória por crime inafiançável.
Existe “lei seca” no dia da eleição?
É proibido vender, distribuir ou consumir bebidas alcoólicas na maioria das cidades brasileiras em média entre às 5h e às 21h do dia da votação, mas cada Estado é responsável pela regulamentação da lei.
Fonte: Folha Universal
Então meus amigos, espero que com mais essas informações você possa ajudar a colaborar no exercício da democracia do nosso país e orientar aos que ainda estão em dúvidas sobre certas questões. Afinal, 3 de outubro já está às portas e muita gente ainda ta cheio de dúvidas. Eu to fazendo minha parte.
Você sabe quem são os candidatos à Vice-Presidente? Acho que a grande maioria irá responder que não, o que seria mais do que natural afinal, vice não vira nome de rua, não ganhava estátua em praça pública e ninguém se lembrava do nome dele. São raríssimos, por exemplo, os que saberiam dizer o nome do vice-prefeito de sua cidade. Na verdade, tem muita gente que não sabe nem quantos são os candidatos à Presidência do Brasil. Vou logo avisando, são nove e no fim dessa matéria tem a lista dos candidatos com seus vices.
Olá queridos amigos e amigas, estamos de volta com mais uma matéria da série Eleições 2010 e dessa vez vamos tratar da importância do Presidente da República, o líder de uma nação escolhido pelo povo, mas que infelizmente, esse mesmo povo as vezes não tem a mínima idéia do que faz um Presidente.
Peço licença aos leitores que acompanham o meu humilde blog, para fazer uma pequena pausa nas postagens das Eleições 2010 e trazer uma matéria que soa como uma lembrança e uma homenagem a todas as pessoas que morreram no maior atentado terroristas de todos os tempos. É claro que estou falando dos ataques terroristas às Torres Gêmeas, ocorrido na manha do dia 11 de setembro de 2001...o dia que literalmente o mundo todo parou diante de tanta crueldade jamais vista igual, algo que parecia até cena de filme, mas infelizmente era tudo realidade.
Muitos se enganam ao achar que só as Torres Gêmeas sofreram com o atentado de 11 de setembro. Na verdade cinco outras construções nas proximidades do World Trade Center (WTC) e quatro estações subterrâneas de metrô foram destruídas ou seriamente danificadas. No total, foram 25 prédios danificados em Manhattan. Em Arlington, uma parte do O Pentágono foi seriamente danificada pelo fogo e outra parte acabou desmoronando. No total, 3234 pessoas foram mortas (incluindo as pessoas nos aviões, bombeiros e os que trabalhavam nos edifícios atingidos) e em 29 de Outubro de 2004, Osama bin Laden assumiu explicitamente a responsabilidade pelos ataques. 
Pelo que é mostrado nas dezenas de documentários que foi realizado, percebe-se que era indisfarçável a reação de medo e insegurança das pessoas que assistiam perplexas (via telão ou simplesmente olhando pro céu) ao acontecido, fazendo muitas especulações, questionamentos e teorias para tentar entender o que estava havendo. Depois que o segundo avião se chocou com o lado sul da Torre Sul (South Tower) as 9:02:54, foi que as pessoas começaram a perceber que talvez não fosse só um acidente e pela primeira vez a ideia de ameaça terrorista veio a tona e o pânico começou a se espalhar nas ruas, nos prédios vizinhos, em toda Manhattam, nos EUA, enfim...no mundo todo.
Apesar de toda dor e tristeza, um ponto positivo vale a pena lembrar: a solidariedade humana. Sim, depois disso foi visto muita bondade e as pessoas cuidando umas das outras, sem segundas intenções ou interesses, apenas por ser a coisa certa a ser feita. Isso mostra, mais uma vez, que quando o ser humano quer, ele realmente pode ser bom e olhar ao próximo com amor e carinho. Somos capazes das piores coisas.... e das melhores também! só espero que não seja preciso sempre acontecer uma tragédia desse tipo pra nos lembrar que temos essa capacidade de fazer o bem, mas esquecemos de praticá-la.

