sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ELEIÇÃO!

Atenção moçada, o “Dia D” está chegando e o Blog do pena trás mais alguns esclarecimentos sobre o pleito de 2010. Acompanhem sem moderação!!
Quem deve votar?
Todos os brasileiros que tenham entre 18 e 70 anos. Para quem tem entre 16 e 18 anos e mais de 70 o voto é optativo.
Como saber se o título está regularizado?
É possível entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) para conferir a situação. Só tem o título cancelado quem faltar a três eleições consecutivas sem justificar.
O que é voto em trânsito?
A partir de 2010, o eleitor que estiver fora do seu domicilio eleitoral poderá votar em outros locais. Por enquanto, apenas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal será possível encontrar as urnas destinadas a estes eleitores. O prazo para pedir o voto em transito se encerrou em 15 de agosto. Os eleitores em transito poderão votar apenas para presidente.
Fui convocado para ser mesário. O que acontece se eu não me apresentar?
Terá que apresentar uma justificativa ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição. Quem não apresentar no prazo está sujeito à multa de R$ 35. Servidores públicos e autárquicos que faltarem terão 15 dias de suspensão de trabalho.
Posso votar com a camisa do candidato?
Sim, com camisetas e adereços como boné, mas é pedido que o eleitor faça silencio e não fique muito tempo dentro da zona eleitoral. A “cola” também é permitida, por isso pode levar informações anotadas sem problema.
Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?
Sim, pois cada turno é considerado uma eleição distinta. Cada turno perdido deverá ser justificado.
Estou em outra cidade. Como faço para justificar?
Pode-se justificar a ausência de seu domicilio eleitoral no dia da votação indo a qualquer zona eleitoral próxima, ou posteriormente. Justificando no dia da eleição não há multa. Para justificar posteriormente, é necessário ir ao cartório de sua zona eleitoral e justificar a ausência. Sem justificativa, é cobrada uma multa. O prazo para justificativa do primeiro turno é de 2 de dezembro e para o segundo turno 30 de dezembro.
Fazer “boca de urna” é crime?
O individuo que for flagrado fazendo campanha política (uso de alto-falantes, amplificadores, comício ou carreata, distribuição de material de propaganda política ou aliciamento, coação ou manifestação que influenciem na vontade do leitor) poderá ser punido com detenção de 6 meses a 1 ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade após pagamento de multa.
Posso entrar acompanhado de crianças na urna?
Sim, crianças de colo e pequenas podem acompanhar o eleitor. Idosos e deficientes físicos também podem entrar acompanhados na urna. É necessário pedir autorização ao presidente da seção.
Analfabetos votam?
Sim. Quem não assina pode rubricar com o polegar direito.
Ninguém pode ser preso no dia da eleição?
Nenhum mandado de prisão pode ser cumprido no período entre os 5 dias que antecedem a eleição e nas 48 horas posteriores ao pleito, exceto em casos de flagrantes ou sentença condenatória por crime inafiançável.
Existe “lei seca” no dia da eleição?
É proibido vender, distribuir ou consumir bebidas alcoólicas na maioria das cidades brasileiras em média entre às 5h e às 21h do dia da votação, mas cada Estado é responsável pela regulamentação da lei.
Fonte: Folha Universal
Então meus amigos, espero que com mais essas informações você possa ajudar a colaborar no exercício da democracia do nosso país e orientar aos que ainda estão em dúvidas sobre certas questões. Afinal, 3 de outubro já está às portas e muita gente ainda ta cheio de dúvidas. Eu to fazendo minha parte.
Fui...mas eu volto!!

10 comentários:

  1. Olá, meu amigo.
    Que ótimo post, super esclarecer. Afinal, sempre acaba nos surgindo algumas duvidas em relação as eleições, não é mesmo?
    Terei que justificar o meu voto, pois moro aqui em Santos há 1 ano, mas sou do Recife. Confesso que me arrependi de n ter transferido meu título logo que cheguei aqui. Tava doida pra votar na Marina, pouxa =)
    Um forte abraço e que Deus te abençõe na escolha. Aliás, que ele dê sabedoria a todos nós, brasileiros.
    Ótimo final de semana e obrigada pelas visitas.
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a charge!!! rsrsrs
    E as dicas dão importantes demais!
    Agora, é da consciencia de cada um né??
    Passa lá, tempo que não me visita!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. èrico, esses esclarecimentos são de fundamental importância. O que pode parecer muito simples para alguns, para os outros apresentam-se como informações novas e essenciais. tem gente que acha que política e religiao não se discutem. Eu discordo plenamente. Se nós não podemos discutir a respeito de decisões que deverão ser tomadas por pessoas as quais delegaremos poderes de ser a nossa voz na política, a quem caberá discutir? Se discutem para definir o representante da sala de aula, do departamento no trabalho e não querem discutir a eleição de um representante de nossos interesses de alcance geral e nacional?! Não faz muito sentido pra mim. No dia que as pessoas tiverem verdadeira ideia do alcance de suas ações, e omissões, políticas- não digo apenas na eleição, mas também na retirada de delegação quando àquele não corresponder as suas expectativas- ninguém achará que serve os políticos, mas que eles nos servem e devem fazer um bom trabalho com risco de perder a confiança dos outros do grupo, daqueles que lhes elegeram para representar seus interesses. As pessoas precisam entender que os agentes e pessoas dos poderes legislativo, executivo e judiciário são SERVIDORES PÚBLICOS e que têm de representar interesses das pessoas e não os seus! Eles não fazem favores eles cumprem uma obrigação que assumem realizar qdo se candidatam.
    As pessoas deveriam prestar mais atenção nos esclarecimentos que alguns tentam levar, muito sabiamente, a maioria.
    __

    http://coracaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. muito bom o post cara me ajudou bastante

    é meu primeiro ano como eleitor!

    ResponderExcluir
  5. Eu ja fiz minha cola, afinal sao 6 candidatos nessa eleiçao. E vou manifestar meu voto no dia da eleiçao de forma bem discreta, cum um adereço, afinal voto é secreto, livre e individual!Entao boa festa da democracia pra todos amanha!
    beijos alvinegros

    ResponderExcluir
  6. hahahahaha, muito bom esse post peninha, deveria ter passado no jornal nacional, hahahahaha. Muito mais esclarecedor e completo do que eles falaram lá!

    ResponderExcluir
  7. Peninha, atualizei o blog, passa lá e me fala o que achou, afinal vc é um dos unicos que fala o que acha!

    ResponderExcluir
  8. adorei todas as suas postagens sobre eleições!Foi de bastante utilidade e acredito ter contribuido muito para alguns esclarecimentos!
    A votação hj foi tranquila sem muitos fatos a relatar, entretanto teremos 2ºturno...
    E aí amigo Érico? Continuarás com as postagens sobre eleição?
    t+!
    *o blog da belka já tá atualizado tbm...

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu amigo!!!
    No post de hj, estou comentando de um assunto que vc adora. Vai lá para dar uma olhada?
    Um forte abraço e ótima semana!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Bomm ta ai para esclarecer..neh??
    Sou presidente de uma zona eleitoral...quando que eu poderei buscar os materais para a minha zona eleitoral para o segundo turno??

    ResponderExcluir