segunda-feira, 4 de outubro de 2010

...E o Brasil elegeu um palhaço!

PIOR NÃO FICA? SERÁ MESMO??
Para quem acompanha meu blog sabe que em uma das minhas postagens anteriores, sobre o que faz um deputado, eu começava a matéria citando o candidato TIRIRICA, que, com sua inusitada campanha vinha crescendo nas pesquisas e chamava atenção para o perigo que isso podia se tornar, pois, ele corria o sério “risco” de ser eleito. E o que eu mais temia infelizmente aconteceu. Acompanhem essa matéria:

O dia de ontem vai ser lembrado como o ano em que o Brasil, literalmente, elegeu um palhaço para o Congresso Nacional. Seu nome TIRIRICA, codinome do cidadão Francisco Everardo Oliveira Silva, não só foi eleito como foi o candidato com a maior votação entre os postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados em todo País. Pelo PR-SP, ele teve mais de 1,3 milhão de votos. Ou seja, mais que o dobro dos votos do segundo candidato a Deputado Federal mais votado do Estado, Gabriel Chalita, do PSB.
TIRIRICA no total, só fica atrás de Enéas Ferreira Carneiro (que morreu em 2007), presidente do extinto Prona e detentor dos votos de 1.573.112 eleitores para deputado federal nas eleições do ano de 2002. A diferença é que pelo menos Enéas entendia um pouco de política. Já a campanha de TIRIRICA o que reinou foi o deboche e a ironia, que virou um sucesso na internet e tema de todo tipo de discussão, dos debates intelectuais a conversas de botecos. Com essa receita, TIRIRICA conquistou eleitores.

FONTE: ADAPTADO DO JORNAL MANAUS HOJE

É meus amigos, apesar de toda polêmica em torno da questão, a verdade é que o homem foi eleito, isso sem falar de outros ex-jogadores que por causa de sua fama, acabaram conquistando o voto dos eleitores menos esclarecidos. Fica para os pesquisadores e analistas a tarefa de entender ou explicar se foi “voto de protesto”, um exemplo ousado de marketing ou um retrato do sentimento do descaso que o Congresso galgou na sociedade brasileira após anos de corrupção.
O que me deixa menos chateado é saber que existe um processo contra o “abestado” exigindo que o candidato declare por escrito de próprio punho que sabe ler e escrever, quando não tem como comprovar a escolaridade. De acordo com o TRE, TIRIRICA tem 10 dias, a partir de hoje, para apresentar sua defesa e comprovar que sabe ler e escrever. Vamos ver se o bom senso vai prevalecer ou se no final, como diz meu amigo blogueiro André Mansim, o palhaço seremos nós.
Fui...mas eu volto!!

13 comentários:

  1. Belo texto!

    Tb fiquei muito triste ao saber do resultado final das eleições e ver o Tiririca eleito. Uma coisa é um voto de protesto, outra coisa é ver voto de deboche. Brincar com o poder do voto, o poder da democracia é muito sério, isso futuramente poderá trazer transtornos irreversíveis.
    O nosso país já passou pela ditadura e foi uma época muito dura, sem espaço para livre manifestações de qualquer natureza. Nosso povo esquece estas coisas.
    Elegendo pessoas sem capacidade, promovemos mais bagunça na máquina do governo, que já está carente de pessoas responsáveis para administrá-la.
    Realmente quem votou no Tiririca é um palhaço, inconsequente. Esquecendo que está projetando uma péssima imagem para o mundo lá fora, e fazendo a nossa máquina de governo enferrujar mediante melhoras que poderiam ocorrer.
    Precisamos de mudanças urgentes, e não ficar parados no tempo.

    Convido aquele que votou no Tiririca, levantar do sofá, se mexer, pesquisar, ler mais e propor novas idéias e mudanças.

    Desculpa o desabafo.

    Também escrevi no meu blog sobre as eleições.

    Voltarei aqui mais vezes.

    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. agora eu quero ver o povo brasileiro reclamar do congresso, olha a merda q eles elegem! o Brasil merece Explodir, cair uma bom atômica e matar toda essa população idiota de merda!

    por isso meus planos para 2011 é viajar para os EUA e largar esse país!

    "QUE PAÍS É ESSE? É A PORRA DO BRASIL!" :s

    ResponderExcluir
  3. Olha eu acho que existem candidatos piores que ele... Por ex: um candidato rouba durante todo seu mandato e ainda é reeleito. Isso pra mim sim que é palhaçada, e o Tiririca faz piada com a politica... ja alguns candidatos fazem piada com a cara do povo tomando certas atitudes. Acredito que ele sendo eleito ou não, não ira mudar nada pq me digam uma coisa... quer palhaçada maior que o candidato Paulo Maluf ser eleito?? a questão é que os critérios para um deputado se candidatar é que tem que ser mudado urgentemente !

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pena!!! Prazer leu teu blog sempre!!!

    Pois... A questão não é ser analfabeto... Há muitos sábios sem escolaridade alguma. Robalheira, na verdade, não tem classe, nem cor e muito menos escolaridade... O que é ridículo é que TIRIRICA não tem nada para acrescentar, nada para apresentar... Apenas entrou por entrar nessas eleições. Aí, o que acontece? A galera esquece que nossa maravilhosa lei eleitoral é cheia de falhas, e com esse voto de protesto, outros, que nós nunca vimos, entraram no barco.

    Fora que aqui no Maranhão a oligarquia Sarney voltou. Aqui FICOU pior, muito PIOR.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pena!!!

    Você acaba de ganhar 2 SELOS do Cq&Sherlock!!!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Foi o que eu twittei: O problema não foi o Tiririca ter sido candidato posteriormente eleito, foi ele ter sido eleito mesmo dizendo claramente que não tinha comprometimento algum. Foi ter sido eleito tratando a política na maior piada. É lamentável que as pessoas tentem protestar votando num palhaço do que indo as ruas, reclamando por e-mail, ou fazendo abaixo-assinados para que os candidatos indevidos sejam postos fora dos cargos que assumiram contando com a credibilidade pública.
    Se ele tivesse se candidado com alguma finalidade integra e séria, com compromisso de mudança, eu não via nada de mais, mas foi um claro meio de zoar a política e todos os cidadãos - que deram marge a essqa sacanagem qdo votaram nele- foi uma piada de mto mal gosto. De péssimo gosto, pra ser honesta.

    __
    www.coracaoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. bom...eu acredito que o fato de Tiririca ter sido eleito se deve há uma gana de fatores que vem acontecendo ao longo dos anos no cenário da política brasileira. Eu acredito(posso estar enganada) que o Tiririca foi eleito devido ao discurso dele, em ser "sincero" ao afirmar q não sabia o q um dep federal fazia, fazendo as pessoas pensarem na questão de todo político é corrupto mas não assume, pelo contrário, posam de bons moços e coisa e tal, enquanto que o candidato tiririca ao menos disse que não sabia, dando aquele tom irônico e representando a irônia do povo.
    Essa é minha opinião...
    t+

    ResponderExcluir
  8. REalmente, alguem como o Tiririca foi o fim.
    Pra mim foi so mais uma afirmacao de que o povo brasileiro se chama de estupido, aceita o rotulo como se fosse uma coisa boa.

    ResponderExcluir
  9. ESSA PIADA DE DUPLO SENTIDO NÃO DEVERIA SER FEITA LOGO PELOS BRASILEIROS! NA MAIORIA DAS VEZES NÃO PODEMOS JULGAR ALGO OU ALGUEM PELO SEU STATUS OU PROFISSIONALISMO. PORQUE OS CANDIDATOS QUE ESTÃO ATUANDO E, BRASÍLIA DIZEM TER COMO PROFISSÃO POLÍTICO, MAS...SABEMOS CERTAMENTE QUE A PROFISSÃO DELES É SER CHARLATÕES, LADRÕES,QUE COMEM NOSSO DINHEIRO! E AINDA SIM, O BRASIL PERDE-SE EM ESTRUTURA QUANDO VAI VOTAR NESSES CORRUPTOS QUE SO PROMETEM.ASSIM É BOM DEMAIS! TIRIRICA PODE FAZER MUITO MAIS QUE MUITO POLITICO AI! ANTES DE JULGAR ALGUEM NA VIDA VAMOS FAZER UMA AUTO-ANÁLISE! É SEMPRE BOM! E NÃO VOTAR EM QUEM NÃO TEM SERIEDADE MUITO MENOS RESPEITO POR NÓS BRASILEIROS! NÃO ADIANTA TER CONCEITOS E NEM PRECONCEITOS! O QUE VALE É FAZER.VAMOS SER HUMANOS!DO QUE ADIANTA JULGARMOS ANTES DE CONHEÇER? PELO AMOR DE DEUS! SERÁ QUE VOCÊS QUE CRITICAM,TEM O CONHECIMENTO OU A CAPACIDADE DE FAZER MELHOR? É COMO DIZ A HISTÓRIA, NÃO SABE COMO FAZ? NÃO ATRAPALHE!

    ResponderExcluir
  10. ANTES TIRIRICA DO QUE O PT!

    ResponderExcluir
  11. O voto era legal na cédula, agora não dá pra ofender nem zuar ninguém com urna eletrônica. Antes Tiririca vc anulava o voto hj vc elege o cara!

    ResponderExcluir
  12. Existe uma grande diferença entre dar um voto de protesto e votar em um palhaço.
    Quem ganhou a eleição foi um homem que mal sabe ler e escrever, o personagem Tiririca só existe nos momentos de piada.
    E pra quem votou nele, eu pergunto:
    Ver seu dinheiro sendo levado por um PALHAÇO, votar em alguém que não vai fazer nada pelo país, É ENGRAÇADO?

    Pra falar das coisas simples do coração:
    http://s2ois.blogspot.com

    ResponderExcluir