domingo, 5 de setembro de 2010

O QUE FAZ UM GOVERNADOR?

Depois de mais um prêmio, estamos de volta para continuar a nossa série de postagens com os esclarecimentos sobre a função e o papel de alguns cargos políticos em que vamos votar nesse pleito de 2010. Agora que você já sabe o que um deputado faz, e o que um senador faz, ou deveria fazer, vamos saber um pouco o que faz o chefe do Executivo local, ou seja, o governador! representante maior de uma Unidade Federativa.
As eleições para governador de estado são feitas junto com as eleições para presidente da república, senador, deputados federal e estadual, dois anos após as eleições municipais. Um governo representa oficialmente, administra, gere e cuida da organização do seu Estado, vejamos com mais detalhes:
O governador possui um mandato de quatro anos e realiza diversas atividades, como nomear e exonerar os secretários de Estado, tomar decisões sobre obras, projetos e programas vinculados ao governo estadual, sancionar ou proibir projetos de leis aprovados pela Assembleia Legislativa e prestar contas de cada prática à Assembleia.
O Governador ainda nomeia os magistrados do Tribunal de Justiça, comanda a Polícia Militar, presta informações pedidas pelos Deputados sobre a administração, faz a expedição de regulamentos e decretos e manda projetos de lei para Deputados Estaduais para análise.

É importante saber o que cada político fará pela sociedade e mais importante ainda é saber o que cada um faz e temos um poder enorme nas mãos, esse poder é o voto! Por isso no dia 3 de outubro, vote consciente, aprenda um pouco o que faz cada político, pesquise sobre seu passado, se ele é ficha limpa e se suas propostas são viáveis e só depois disso vote, sem pena, em quem mais lhe agradar. Fui...mas eu volto!

12 comentários:

  1. Érico, parabéns pela iniciativa cara
    realmente a maioria dos eleitores vota sem saber mesmo o que o candidato vai fazer.
    Por isso temos o Tirica que pra mim é o simbolo da politica no Brasil, concorrendo ai e todo mundo achando super legal.

    Parabéns novamente pela iniciativa, boa sorte ai no blog.
    Se der, da uma moral la no apartamento! ;)

    http://apt404.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. caramba Érico... vc está de parabéns por essas suas séries de postgens que estás fazendo sobre os cargos políticos, pois assim o povo que passar pelo seu blog pensará duas vezes(ao menos eu acredito) antes de votar em qualquer um malandro...
    t+
    *blog da belka tá atualizado, quando puder passe lá...

    ResponderExcluir
  3. ainda bem que vc informa isso as pessoas sem se candidatar a nada.O tiririca tem como única promessa dizer o que o deputado federal faz.e ele parece que vai ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. achei o post bem interessante!
    acho que é legal informar essas coisas pq muitas pessoas ja estão desiludidas qdo o assunto é politica, e nem sabem dos seus direitos.

    http://teenager-whore.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. o trabalho dele é muito melhor quando feito em parceria com o governo federal da forma que o Cabral vem fazendo, o povo do Rio ganha muito mais com isso!

    Parabéns pela iniciativa de falar o que cada cargo faz!

    abçs Brother!!!

    ResponderExcluir
  7. Ei Peninha, hahahaha, muito bom post véio, hahahaha, e as charges também são bem legais!
    Essa da fila é muito boa!
    Está na hora de fazermos postagens assim, com esse tema mesmo!

    Um abração !!

    Gordim, cabeça pelada!!!

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk bem boas respostas

    ResponderExcluir
  9. hahahahhahahahahahhahahahahahh kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkhtjytj

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nao vi graca

    ResponderExcluir